Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Assaltante morre com tiro na cabeça ao tentar roubar mulher em São Luis

O assaltante identificado como Wanderson Silva Dias, conhecido como “Greg”, de 19 anos, foi alvejado por um disparo de arma de fogo, no momento em que assaltava uma mulher, na área da 3ª Companhia do 8º BPM, no Araçagi.

 

Pelas informações, o disparo foi feito por um homem que estava passando em um carro e presenciou a ação criminosa. O tiro atingiu a testa e transfixou, saindo na nuca.

 

“Greg”, que estava em uma motocicleta, foi socorrido e levado ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão 2, mas terminou morrendo. Ele residia na Rua São Conrado, no bairro Vila Nova, na cidade de Raposa, na região metropolitana de São Luís.

 

No local, foram apreendidos um revólver calibre 38; uma motocicleta Honda Titan 150cc, de placa NHL-2403, sem registro de roubo; e um aparelho celular.

 

De acordo com informações da polícia, “Greg” era considerado de alta periculosidade e sempre realizava assaltos na região.

 

Segundo relatos de um PM, há 15 dias ele roubou um celular nas proximidades da Currascaria Tchê Picanharia, na Av. dos Holandeses, no Araçagy. Os PMs o perseguiram até a Raposa e conseguiram recuperar o celular roubado, mas ele conseguiu fugir.

 

A polícia não conseguiu identificar quem fez o disparo de arma de fogo que atingiu “Greg”, mas deve recorrer a imagens de videomonitoramento ou de vigilância na área.

Caminhada contra o Abuso de Crianças e Adolescentes, marca o 18 de Maio em Igarapé do Meio

Com o slogan “Esquecer é permitir, lembrar é combater” a Prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, juntamente com o Conselho Tutelar, realizou pelo terceiro ano consecutivo a caminhada em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes.

A ação aconteceu na tarde desta última sexta-feira (17), a data reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

A Secretária de Assistência Social Geidilene Oliveira e toda sua equipe, juntamente com os Conselheiros municipais, a primeira-dama Solange Araújo, a Secretária de Educação, Gracilene Rodrigues, a Secretária da Mulher, Francilene Pereira e o Secretário de juventude, Flávio Castro, foram às principais ruas de Igarapé do Meio conscientizar toda a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de exploração sexual contra as crianças e adolescentes.

A caminhada contou ainda com a participação das escolas municipais que trouxeram emocionantes apresentações, cartazes e faixas sobre o dia 18 de maio.

A campanha teve como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

 

A Secretária de Assistência Social, Geidilene Oliveira, juntamente com a sua equipe e as escolas municipais estão de parabéns pela organização do evento, que mais uma vez foi um grande sucesso.

Maratona encerra programação de atividades alusivas a Campanha do 18 de Maio em Zé Doca.

Finalizando a programação de atividades referentes a Campanha “Faça Bonito”, cujo objetivo é alertar a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura Municipal de Zé Doca e Assistência Social realizaram nesta sexta-feira, 17 de maio, uma maratona de conscientização.

 

A atividade foi desenvolvida em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Conselho Tutelar Municipal, escolas da rede municipal e comunidade em geral.

A maratona “Faça Bonito” iniciou a largada na praça da amizade, seguindo pela Avenida Stanley Fortes Batista, finalizando na praça do viva na Vila do Bec presenteando os ganhadores da competição.

 

Na oportunidade, houve fala de autoridades locais, premiação e apresentações de peças teatrais conscientizando os jovens sobre a campanha.

A programação da campanha deu inicio durante a semana, com blitz educativa orientando os motoristas sobre a campanha, além de palestras educacionais em escolas de todo o município.

 

PUBLICIDADE

Blitz e panfletagem educativa marcam o início da Campanha Nacional “Faça Bonito” em Zé Doca.

A Prefeitura de Zé Doca, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Rede de Proteção a Crianças e ao Adolescente, realiza manhã desta sexta-feira (17), a abertura das atividades referentes a Campanha “Faça Bonito”.

 

Uma blitz educativa com panfletagem em locais estratégicos da cidade marcou o início das atividades que fazem parte da campanha nacional alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que é celebrado em 18 de maio.

Neste momento a blitz esta sendo feita na Avenida Stanley Fortes Batista, ao lado do Armazém Paraíba.

 

A intenção é mobilizar toda a cidade para abraçar a causa e participar da programação da campanha.

As ações prosseguem nesta sexta-feira, com uma maratona na parte da tarde tendo a largada na praça da amizade a partir das 16h, seguindo até a praça do viva na Vila do Bec, com a presença de autoridades locais e premiação para os ganhadores da maratona.

 

Denúncias de abuso ou violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como violação dos direitos humanos, podem ser feitas anonimamente através do disque 100.

 

PUBLICIDADE

 

Em Zé Doca, agência dos Correios é assaltada na tarde desta quinta-feira

Três homens, um deles armado assaltaram, por volta das 14h da tarde desta quinta-feira a agência dos Correios, do município de Zé Doca.

 

Eles entraram na agência, abordaram os funcionários e cometeram o assalto. Imagens de câmeras de vigilância mostram o momento da ação que durou cerca de 15 minutos.

 

Com eles foram levados aparelhos celulares e dinheiro dos funcionários e clientes.

 

Segundo informações da policia, os elementos já foram identificados e em breve serão presos.

Secretaria municipal de Agricultura Familiar de Igarapé do Meio realizou a II Conferência municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Na manhã desta última terça-feira (14), a prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria municipal de Agricultura Familiar, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, realizou a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Igarapé do Meio, com o tema O Brasil e o Mapa da Fome: Estratégia de Superação da Insegurança Alimentar.

 

O evento aconteceu no auditório da escola Jorge Moisés e teve como objetivo analisar os desafios da atual conjuntura estadual, nacional e internacional para a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, assim como avançar no processo de concentração de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN e elaborar proposições para avançar na política de SAN – Segurança Alimentar e Nutricional no município, no Estado e no Brasil.

A II Conferência contou com a participação do prefeito, Almeida Sousa, acompanhado da primeira-dama, Solange Araújo, o presidente da Câmara dos Vereadores Zeca do São Benedito, o Secretário municipal de Agricultura Familiar Pedro Igor Frazão, Miércio Robert conferencista e Coordenador do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional – FMSAN, Kurt Clajus Oliveira, representante do Conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão – CONSEA/MA, João de Deus Presidente do Conselho municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, secretários do município, representantes de comunidade e população em geral.

Durante a programação foram discutidos dois eixos: Eixo 1 – Avanços e recuos no decorrer dos últimos anos nos programas, equipamentos e ações de SAN, incluindo os aspectos orçamentários e financeiros, Eixo 2 – Razões, motivos e estratégias para a continuidade da política de SAN e do SISAN, e na sequência foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

 

No encerramento todos os participantes receberam certificados de participação no evento.

Vale ressaltar que, neste ano de 2019, Igarapé do Meio foi o primeiro município do Brasil a realizar a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional.

Polícia desarticula quadrilha que furtava mercadorias do Supermercado Mateus em São Luís

Uma operação desencadeada pela Superintendência de Policial da Capital (SPCC), por meio das seccionais e 12º DP, na noite dessa terça-feira (14), resultou na desarticulação de uma organização criminosa envolvida no furto de mercadorias do Supermercado Mateus.

 

Dentre os integrantes do bando estão um empresário, um policial militar, um agente penitenciário e vários funcionários da rede de Supermercados Mateus.

 

Foram presos Antônio Marcos Cordeiro Guimarães, dono do mercadinho “O Barateiro”, localizado no Matões, na região do Turu; Antônio Marcos Cordeiro Guimarães, Pedro Ivo de Oliveira Filho, funcionário do Mateus, e Thiago  Silva Pereira. O agente penitenciário e o policial militar conseguiram escapar.

 

Um caminhão carregado de mercadorias foi apreendido pela polícia. Entre os produtos existe uma grande quantidade de arroz, leite e papel chamex.

 

O empresário Antônio Cordeiro é acusado de comprar a maior parte das cargas roubadas e revender os produtos em seus estabelecimentos.

 

Pedro Ivo era um dos responsáveis pelo depósito do Supermercado Mateus e o papel dele era facilitar a entrada dos caminhões para levar a carga roubada.

A quadrilha chegou a alugar um galpão no bairro João Paulo para armazenar a mercadoria roubada.

O caminhão apreendido e os acusados presos foram encaminhados para o Plantão Central do Cohatrac. Eles foram autuados nos crimes de receptação qualificada e organização criminosa.

As equipes da Civil trabalham ainda na madrugada desta quarta-feira (15) para prender os foragidos. Outros funcionários do Grupo Mateus envolvidos no esquema também deverão ser presos.

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) confirma que apresentará nesta quarta-feira (15),  às 15:00hs, no auditório da Delegacia Geral,  o resultado da operação que culminou na prisão de acusados de furtar cargas do Supermercados Mateus. 



A SSP diz que os criminosos vinham praticando os crimes há pelo menos 06 meses. O grupo foi preso nos bairros do Turu, Vila Esperança, Vila Industrial e João Paulo. 


As investigações contra o grupo já vinham sendo conduzidas pela Polícia Civil, culminando na prisão do grupo nesta terça-feira (14). 

A carga desviada foi encontrada em um depósito clandestino, no bairro do Turu. Os criminosos foram autuados nos crimes de receptação, qualificada e por comporem uma organização criminosa. 

PF desarticula quadrilha de tráfico de drogas que utilizava os Correios em São Luís

A Polícia Federal no Maranhão, por meio da Delegacia de Repressão a Drogas (DRE), deflagrou na manhã de hoje, em São Luís, a 2ª Fase da Operação “MD”, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas utilizando-se dos Correios.

 

A partir dos interrogatórios da 1ª Fase, e da análise de algumas mídias identificou-se mais integrantes do grupo criminoso especializado na distribuição de drogas conhecidas como ecstasy e LSD, além de cocaína, skunk e maconha, em festas na capital maranhense, especialmente em eventos de música eletrônica, onde há grande concentração de jovens.

 

A equipe de investigação interceptou várias encomendas, contendo as substâncias entorpecentes que chegavam até os investigados, via postal, oriundas dos Estados Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

A Polícia Federal cumpriu 05 Mandados de Prisão Temporária e 04 Mandados de Busca e Apreensão em São Luis, tendo as ordens judiciais sido expedidas pela Justiça Estadual do Maranhão, com o objetivo de colher provas da materialidade do crime e subsidiar as investigações.

Os envolvidos estão sendo conduzidos à Superintendência de Polícia Federal no Maranhão, onde serão indiciados por tráfico de drogas e associação para o tráfico, crimes previstos nos arts. 33 e 35 da Lei nº 11.343/06.

Caso sejam condenados, responderão por penas que chegam até 15 anos de reclusão.

A presente fase da Operação “MD” trata-se de continuação da anteriormente deflagrada em 16/04/2019. Vale destacar que “MD” são as letras iniciais da substância (metileno-dióxido) que compõe o ecstasy, uma das principais drogas traficadas pelo grupo criminoso.

Em 10 dias, PRF apreende 120 m³ de madeira ilegal no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal divulgou na manhã desta segunda-feira (13), os resultados da primeira etapa da Operação Lábaro, realizada em alguns trechos das rodovias federais do Maranhão, como a região central, no município de Barra do Corda, em Santa Inês e na região do Alto Turi.

A operação foi realizada de 29 de abril a 09 de maio. Foram realizadas ações de combate ao crime, como transporte ilegal de madeira, fraudes veiculares, tráfico de drogas e assaltos a ônibus. Confira detalhes da operação:

Crimes e apreensões

  • 13 ocorrências policiais
  • 4 pessoas detidas por uso de documento falso
  • 3 pessoas detidas por crime ambiental
  • 5 pessoas detidas por ‘outros crimes’
  • 7 veículos recuperados
  • 3 veículos adulterados
  • 3 registros de crimes ambientais
  • 12 m³ de madeira apreendida

Cidades que foram alvo da operação

Data: 30 de abril
Local: BR 135, km 182, São Mateus do Maranhão
Crime: Receptação de veículo roubado
Apreensão: Um carro

Data: 30 de abril
Local: BR 316, km 543, Caxias
Crime: Porte ilegal de arma de fogo
Apreensão: Pistola .40 com 22 munições

Data: 30 de abril
Local: BR 316, km 264, Santa Inês
Crime: Uso de documento falso (Nota fiscal falsa)
Apreensão: 15.000 kg de milho

Data: 1º de maio
Local: BR 316, km 264, Santa Inês
Crime: Uso de documento falso
Apreensão: 1 CRLV falsificado

Data: 2 de maio
Local: BR 316, km 264, Santa Inês
Crime: Receptação de veículo roubado
Apreensão: Uma moto

Data: 4 de maio
Local: BR 316, km 264, Santa Inês
Crime: Veículo roubado abandonado
Apreensão: Uma moto

Data: 06 de maio
Local: BR 316, km 231, Bom Jardim
Crime: Receptação de veículo roubado, uso de documento falso e transporte ilegal de carvão
Apreensão: Um caminhão, um CRLV falsificado e 21m³ de carvão vegetal

Data: 6 de maio
Local: BR 316, km 159, Nova Olinda do Maranhão
Crime: Receptação de veículo roubado
Apreensão: Uma moto

Data: 6 de maio
Local: BR 316, km 159, Nova Olinda do Maranhão
Crime: Uso de documento falso e transporte ilegal de madeira
Apreensão: Guia florestal falsa

Data: 6 de maio
Local: BR 316, Nova Olinda
Crime: Uso de documento falso e transporte ilegal de madeira
Apreensão: Guia florestal falsa e 60m³ de madeira serrada

Data: 6 de maio
Local: BR 316, km 162, Araguanã
Crime: Direção perigosa
Ação policial: Motorista encaminhado à delegacia da PRF em Santa Inês

Data: 8 de maio
Local: BR 316, km 159, Nova Olinda do Maranhão
Ação policial: Prisão por mandado de prisão em aberto

Operação Lábaro

Lábaro diz respeito ao pavilhão maior da pátria, a bandeira do Brasil, com a constelação do Cruzeiro do Sul, formada por cinco estrelas, que representa as cinco regiões do país. Dentre os principais objetivos da operação está a redução da violência do trânsito, aumentar a percepção de segurança e proporcionar o enfrentamento ao crime.

G1 MA