Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Presidente da Câmara Carlos Henrique Solteiro destaca conquistas importantes da atual administração

Presidente da Câmara Carlos Henrique Solteiro

O presidente da câmara de Zé Doca Carlos Henrique Solteiro (PR) em sessão ordinária, realizada nesta sexta-feira, (24), ressaltou a importância do trabalho realizado em parceria entre o Legislativo e o Executivo. Henrique destacou algumas das conquistas viabilizadas para a população em mais um ano de administração da prefeita Josinha.

 

Uma das melhorias mencionadas pelo presidente foi a criação da praça da amizade na avenida Stanley Fortes Batista, que já virou um cartão postal para quem visita a cidade, além da instalação de iluminação em toda sua área.

Outro ponto de destaque do parlamentar foi a melhoria de ruas da cidade, com a implantação de pavimentação asfáltica em diversos bairros, levando qualidade de vida para os moradores.

 

Ainda durante seu discurso, o parlamentar destacou outras ações de diversas secretarias da atual administração como a educação, que hoje vive uma nova realidade com escolas modernas, merenda de qualidade e novos programas educacionais revolucionando a educação de Zé Doca.

“Agradeço á prefeita Josinha Cunha por compreender e atender nossas reivindicações, assim como pelos ótimos serviços prestados pelos secretariados de diversas pastas”, finalizou o presidente Carlos Henrique Solteiro.

 

Em seu mandato como presidente da câmara, Henrique vem desenvolvendo um belíssimo trabalho na casa, conduzindo sempre as sessões de forma organizada e pautada em indicações dos nobres colegas parlamentares.

 

Secretaria municipal de Juventude realizou a primeira edição do projeto “Tour e Cinema no Engenho”.

A Prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria municipal de Juventude, realizou a primeira edição do projeto “Tour e Cinema no Engenho” com os alunos das escolas municipais: Fernando Oliveira Melo e Jorge Moisés da Silva.

 

O objetivo do projeto é levar conhecimento sobre a Cultura Regional e ao mesmo tempo proporcionar um momento de lazer para os jovens estudantes. Os alunos foram acompanhados pelo Secretário municipal de Juventude, Flávio Castro, o Secretário adjunto, Edivaldo Silva e a Diretora da Escola Jorge Moisés, Fátima Serra, e tiveram a oportunidade de conhecer de perto o Centro Cultural Engenho Central, no município de Pindaré-Mirim e em seguida prestigiaram uma sessão de cinema.

“Foi muito importante a preocupação do Secretário Flávio Castro em nos levar para conhecermos um pouco mais sobre a história do Maranhão e riquezas culturais da nossa região, parabéns a Secretaria de Juventude por dar essa oportunidade aos jovens Igarapeenses”, relatou o Aluno Ian Jhordan.

 

“Essa é a primeira edição do projeto Tour e Cinema no Engenho, com o apoio da prefeitura, muitos outros eventos culturais como este, iremos proporcionar aos nossos jovens Igarapeenses” reforçou o secretário de Juventude, Flávio Castro.

Secretaria municipal de Cultura de Igarapé do Meio reúne-se em São Luís com a Secretária de Estado da Cultura em busca de futuras parcerias.

Com o objetivo de proporcionar um festejo junino cada vez mais atrativo à população Igarapeense, a Prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da secretaria municipal de Cultura, representada pelo secretário Sergiomar Lima e Igor Pessôa, estiveram reunidos nesta última terça-feira(21), na capital maranhense, São Luís, com a Secretária de Estado da Cultura, Vanessa Barbosa, onde discutiram o fortalecimento de manifestações culturais do Vale do Pindaré e solicitaram participação do governo do Estado na programação da Vila Junina 2019.

 

A reunião contou também com a participação do secretário de Cultura do
município de Monção e o secretário de Igualdade Racial de Pindaré-Mirim.


“Foi uma reunião muito produtiva, onde tivemos a oportunidade de apresentar um projeto de solicitação de parceria do governo do Estado para a Vila Junina 2019, fomos muito bem recebidos e estamos confiantes de que a nossa solicitação será atendida. Acreditamos que a Vila Junina contará com atrações culturais disponibilizadas pelo Governo estadual”, disse o secretário municipal de Cultura, Sergiomar Lima.

Reinvindicação atendida! Escola do estado de Maranhãozinho recebe reformas após cobranças da deputada Detinha

Na manhã de hoje (23), o secretário de estado de educação Felipe Camarão esteve no município de Maranhãozinho, a onde assinou a ordem de serviço para reforma, ampliação e revitalização do Centro de Ensino Maria Espíndola, as obras já foram iniciadas.

 

A luta da deputada Detinha, com total apoio do deputado federal Josimar Maranhãozinho, para a reforma do centro educacional foi intensa. A parlamentar usou a tribuna, sendo a voz dos educandos que protestaram por melhorias da escola. Detinha também apresentou a indicação 712/19, que pedia providencias urgentes no sentido de determinar a reforma estrutural do centro de ensino, considerando as más condições do prédio.

A ordem de serviço contou também com as presenças do prefeito Auricélio, secretários e vereadores. O ato foi bastante comemorado pela classe estudantil que prestou homenagem a deputada através de faixa e palavras de agradecimentos.

PF faz busca e apreensão em casa de envolvido em crimes de pedofilia, em São Luís

A Polícia Federal no Maranhão cumpriu, na manhã desta quinta-feira (23), mandado de busca e apreensão numa residência localizada no Bairro Cidade Operária, em São Luís, em função da Operação Nêmesis, coordenada pela PF em Brasília/DF, abrangendo oito estados da federação.

 

No local, foram apreendidos computador, pendrives, DVDs e CDs. O investigado não se encontrava no momento da apreensão, mas deverá se apresentar na sede da PF, nas próximas horas.

 

Nêmesis faz referência a mitologia, na qual simboliza a indignação pela injustiça, sendo sua função essencial o equilíbrio quando a justiça deixa de ser praticada.

 

A iniciativa coincide com a semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que é celebrado anualmente em 18 de maio. A escolha dessa data é em memória ao Caso Araceli, crime que chocou o país na década de 70.

 

Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e assassinada em 18 de maio de 1973. Os culpados jamais foram identificados e punidos.

Dois acusados de estupros são presos em Itapecuru Mirim

Os homens identificados como José Ribamar Borges Sousa, conhecido como “Careca”, e José Werbeth Rodrigues de Sousa, conhecido como “Bodinho”, foram presos, na tarde de segunda-feira (20), acusados de estupros na cidade de Itapecuru Mirim, a 117 km de São Luís.

 

Os mandados de prisões preventivas, decretadas pela 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim, foram cumpridos pela Delegacia Especial da Mulher na cidade, comandada pela delegada Tainara Cunha.

 

A prisão de “Careca” ocorreu no Povoado Santa Joana. Em seguida, a equipe policial se deslocou ao Povoado Três Bocas, onde efetuou a prisão de “Bodinho”, suspeito de estupro de vulnerável.

 

As prisões marcam a campanha “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes 2019”, voltada ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por conta de dívida, agente penitenciário mata professora na UFMA

O agente penitenciário Márcio Jorge Lago Marques confessou a polícia que uma dívida de R$2.500 mil foi a motivação do assassinato da professora Rosiane Costa, de 45 anos, em São Luís. Ele foi preso na noite de terça-feira (21) e apresentado na Sede da Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (22).

De acordo com a delegada, Viviane Fontenele, ele confessou o crime afirmando que matou a professora minutos antes da vítima entrar no veículo para ir embora. Márcio Jorge a estrangulou, jogou o corpo no carro e resolveu se desfazer do corpo na Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

Em depoimento, o autor do crime explicou que se desfez do corpo na Ufma porque estava no caminho indo buscar a esposa na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da área Itaqui-Bacanga.

De acordo com a polícia, além da confissão, os elementos utilizados na investigação comprovam que ele foi o culpado pela morte da professora. Segundo a delegada, as imagens de segurança da Ufma foram fundamentais para identificação.

“As imagens da Ufma foram fundamentais porque a partir delas nós conseguimos identificar o veículo que estava envolvido no crime. Verificamos também que o mesmo carro entrou no estacionamento do supermercado alguns minutos depois do crime para fazer compras utilizando o cartão de débito da vítima e aproveitou também para realizar um saque no Terminal de Auto Atendimento utilizando outro cartão da vítima”, explicou.

Ainda de acordo com a delegada, Márcio Jorge tinha um caso com Rosiane Costa há dois anos, mas tinha uma dívida que não tinha conseguido pagar. Segundo a polícia, Márcio Jorge Lago Marques será indiciado por feminicídio e motivo torpe.

“Eles mantinham contato por causa da dívida, onde ela fazia cobranças. No final de semana, ela fez uma cobrança mais contundente, dizendo que não iria mais esperar. Depois disso, ele resolveu insistir para que ela fosse até a residência dele para que conversassem, lá ele a seduziu para terem uma relação amorosa. A intenção dele era fazê-la desistir de cobrar essa dívida e como não conseguiu através desse meio, ele resolveu matá-la para se livrar da dívida”, afirmou a delegada.

Agente penitenciário é preso acusado de matar professora na UFMA

A Polícia Civil, por meio do Departamento de Feminicídio, prendeu na noite desta terça-feira (21) o agente penitenciário Marcio Jorge Lago Marques por suspeita de ter matado a professora Rosiane Costa e jogado o corpo ao lado da TV Universitária, no Campus do Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Segundo a polícia, Marcio estava com um mandado de prisão temporária em aberto e foi encontrado em um bar na Avenida Litorânea. Após ser preso, ele foi levado para a Superintendência de Homicídios.

 

De acordo com a delegada Viviane Azambuja, Marcos ainda será interrogado oficialmente, mas já confessou o crime.

 

Entenda o caso

 

Rosiane Costa tinha 45 anos e era professora municipal em um povoado chamado Itamatatiua, em Alcântara, na região metropolitana, mas morava em São Luís, no bairro São Cristóvão. Ela também não era casada e não tinha filhos.

Do G1,MA