Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Prefeitura de Igarapé do Meio lança o projeto “Bom de bola, melhor na escola”.

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes nas escolas do município, na manhã da última sexta-feira (31), a prefeitura de Igarapé do Meio, por meio da Secretaria municipal de Educação e a Coordenação de esportes na Escola, em parceria com a Secretaria municipal de Esportes, realizou um torneio de futsal para o lançamento do projeto “Bom de bola, melhor na escola”, com o tema: Esporte e Educação, juntos escrevendo um futuro melhor. 

O evento aconteceu na quadra poliesportiva Antônio Tomaz da Silva e contou com a participação de alunos das escolas municipais da sede e zona rural, que participaram de um torneio de futsal feminino e masculino.

 

A prefeitura, representada pelo prefeito Almeida Sousa, forneceu todo suporte necessário para realização do evento, as equipes receberam equipagens e assim os alunos estavam todos padronizados para representar suas escolas. Houve uma grande participação de público, a população compareceu para torcer pela sua escola favorita, fazendo do evento um momento de integração entre Escola e sociedade.


O Prefeito Almeida Sousa foi quem deu o pontapé inicial para o início da competição. 


O evento contou com a participação da secretária municipal de Educação, Gracilene Rodrigues, da secretária adjunta de Educação Ecieude Nascimento, o Coordenador de Esportes na escola e Idealizador do projeto, Edilson Rodrigues Silva, o presidente da Câmara, Zeca do São Benedito, juntamente com o vereador Gil, a vereadora Ivane Mesquita, vereador Mateus Xavier e o Coordenador de Esportes do município de Monção, Diego Mendes Sousa, equipe do Conselho Tutelar, equipe de secretários, representantes de comunidades e os alunos das escolas municipais.

Ao final da competição quem levou o troféu de campeão no futsal feminino foi o time da escola Luzia Mendes da Vila Diamante e o vice-campeão feminino foi o time da escola Jorge Moisés (Sede).

 

No futsal masculino o campeão foi o time da escola Jorge Moisés e vice-campeão o time da escola Fernando Oliveira Melo. As equipes vencedoras receberam troféus e medalhas.

Alvorada e Café Comunitário abre os festejos do padroeiro Santo Antônio de Zé Doca.

Durante café da manhã deste sábado (01), a paróquia de Santo Antônio de Zé Doca, lançou oficialmente, toda a programação do festejo em honra ao santo casamenteiro. A trezena será realizada de 1 a 13 de junho, da sede da paróquia, localizada no centro de Zé Doca.

 

Este ano, a festa tem como tema: “Com Santo Antônio celebramos 50 anos de vida e missão neste chão”.

Durante a trezena ocorrerá a celebração de missas todos os dias e uma vasta programação no pátio da catedral.

 

No sábado além do café comunitario, houve ainda uma carreata e benção dos veículos na parte da tarde, seguindo a noite com a missa e leilão presidida pelo Bispo Dom João Kot.

Já no domingo dando continuidade as festividades, houve pela manhã a missa dominical celebrada pelo padre Erenaldo e a noite missa leilão com o padre André. Ainda na mesma noite houve a classificatória do Caça Talentos que já virou tradição nas festividades do festejo de Santo Antônio.

De acordo com padre Erenaldo, a festa em honra ao santo já uma tradição na
paróquia. “A festa já é do nosso conhecimento, sempre do dia 1 ao dia 13 (de junho). É uma festa, onde teremos o momento de espiritualidade e um momento de confraternização. No momento de espiritualidade, teremos a novena e missa, e logo depois a animação de pátio”,
afirmou o pároco, enfatizando o convite. “Somos convidados a participar e refletir sobre a vida e a vivência cristã de Santo Antônio”.

O festejo segue nesta segunda feira (03), com missa celebrada pelo padre Adriano, além do tradicional leilão.

 

Então venha traga sua família e participe do Festejo da cidade.

 

Carreta tomba e interdita a BR-222 no Maranhão

Uma carreta graneleira tombou e interditou parcialmente a BR-222 na noite de sábado (1º) entre os municípios de Vitória do Mearim e Santa Inês.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente, que deixou o motorista do veículo pesado levemente ferido, aconteceu por volta das 19h30 no km 306 da BR-222, próximo ao povoado Acoque, quando a carreta carregada de soja tombou sobre a rodovia, derramou a carga e interditou uma das faixas.
A PRF disse que durante o acidente o condutor da carreta, que não teve a sua identidade revelada, teve ferimentos leves e foi levado para o hospital municipal de Vitória do Mearim, a 178 km de São Luís.
Os policiais rodoviários afirmaram que o motorista alegou que tentou desviar de um buraco, quando a carga se desprendeu e fez o reboque tombar levando o cavalo-trator junto. A soja é proveniente do município de Arame e estava sendo transportada para a região portuária da capital.
O produto transportado se espalhou pelo leito estradal, mas foi retirado uma parte para a liberação de uma das faixas e do acostamento. Os policiais rodoviários federais fizeram o teste do etilômetro no condutor, que constatou no índice de 0,27mg/l de ar alveolar expelido pelos pulmões, quantidade que implicou autuação por embriaguez, mas não caracteriza crime de trânsito, tipificado quando o resultado é superior a 30mg/l.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal é que a carreta seja destombada ainda na manhã deste domingo.
G1 MA

Agência bancária do Calhau em São Luis é alvo de criminosos

Na madrugada desta segunda-feira (3), a agência do Banco do Brasil na Avenida dos Holandeses, no bairro do Calhau, em São Luís, foi alvo de criminosos.

 

Partes de um caixa eletrônico foi parar na calçada da agência devido a força da explosão. O pátio ficou completamente destruído.

 

Segundo informações policiais, a ação criminosa foi por volta das 2h30 desta segunda. A explosão comprometeu boa parte do prédio, que ficou com buracos nas laterais.

 

A ocorrência foi registrada no Plantão de Polícia Civil das Cajazeiras, no Centro de São Luís. A Polícia Militar foi acionada, mas até o momento não há informações de suspeitos detidos. Não há informação também sobre o dinheiro levado na ação criminos

Homem é assassinado por ex-cunhado ao tentar impedir agressão contra irmã em Santa Luzia

O homem identificado como Raimundo Martins Soares, de 64 anos, foi assassinado no momento em tentava evitar que sua irmã fosse agredida pelo ex-marido dela.

O crime foi praticado por José de Ribamar de Araújo Carvalho Filho, de 47 anos, na Rua Tancredo Neves, em Santa Luzia, a 294 km de São Luís, na noite desse sábado (1º).

De acordo com informações de testemunhas, o assassino estava separado da esposa há poucos dias.  Eles estariam discutindo na residência do casal, quando Raimundo Martins Soares, irmão da mulher, pediu que parassem com as brigas.

O agressor voltou-se contra o ex-cunhado, ameaçando-o de morte.

Raimundo Soares tentou deixar o local, mas foi perseguido até a porta da casa. Ele foi atingido por quatro golpes de faca.

Raimundo morreu no local, antes de receber qualquer tipo de atendimento.

Após cometer o crime, o assassino fugiu e está sendo procurado pelo polícia.

Paróquia de Zé Doca se prepara para celebrar os festejos de Santo Antônio. Veja a programação !

A comunidade católica de Zé Doca, se prepara para celebrar, entre os dias 01 e 13 de junho, os festejos de Santo Antônio, santo padroeiro do município.

 

Este ano, os fiéis  celebrarão os festejos refletindo sobre o tema “Com Santo Antônio celebramos 50 anos de vida e missão neste chão”.

O padre Erenaldo, pároco local, divulgou a programação do evento religioso e convida toda a comunidade a participar. “Com intuito de congregar a todos, convidamos a nossa comunidade a tomarem parte neste momento de congraçamento e evangelização. Pela escuta da palavra, iremos viver a proposta do Senhor que nos convoca a assumir a nossa missão nas diversas pastorais de nossa comunidade paroquial. Ocupe o espaço que é seu, esperamos com o coração em festa você e sua família”, disse.

 

Amanhã incia a abertura oficial do festejo com uma vasta programação religiosa.

Polícia prende suspeito de matar vereador de Maranhãozinho

O vaqueiro Egídio Silva Pires, conhecido como “Nó Cego”, foi preso pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (31), em uma fazenda do município de Santa Luzia do Paruá, a 277 km de São Luís.

 

Ele é apontado como um dos executores do vereador de Maranhãozinho João Pereira Serra, conhecido como “Jango”.

 

O vereador foi executado no dia 23 de abril por dois homens quando saía da fazenda do pai dele em sua caminhonete. Ele seguia por uma estrada de terra rumo à BR-316, na zona rural de Santa Luzia do Paruá.

 

A prisão do vaqueiro Egídio foi coordenada pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que continua as investigações e diligências na busca do segundo executor. A operação teve apoio da Delegacia Regional de Zé Doca.

 

Por meio do depoimento do suspeito, a polícia espera chegar aos mandantes do crime.

Idoso é preso acusado de estuprar três crianças no MA

O idoso Sebastião Nogueira, de 74 anos residente no bairro Novo Horizonte, no município de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, foi preso nesta quarta-feira, (29), acusado de abusar sexualmente de três crianças.

 

As vítimas acabaram contraindo Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

 

As crianças com idade de 3, 6 e 9 anos foram resgatadas pelo Conselho Tutelar cumprindo determinação da Justiça. Também foram presos os pais das crianças identificados como Josiel Gomes Brito e Elis Regina Costa Alves. Todos tiveram as prisões preventiva decretadas pela Justiça de Paço do Lumiar.

 

Estupro e abandono

 

As prisões foram efetuadas por policiais da Delegacia Especial do Maiobão. Pelo que foi investigado pela polícia, os pais das crianças saiam de casa e deixavam as vítimas na casa de Sebastião que cometia os abusos sexuais contra as crianças.

 

A polícia descobriu que o pais sabiam da violência sofrida pelas vítimas e que Sebastião pagava o pai e mãe para que as vítimas ficassem na responsabilidade dele.

 

O casal teve a prisão decretada por abandono de incapaz e Sebastião foi preso por estupro de vulnerável.

 

As crianças estão recebendo todo o acompanhamento para tratarem as doenças sexualmente transmissível que acabaram contraindo.

 

Os acusados foram encaminhados para o Presídio São Luís.

Deputado federal Josimar Maranhãozinho solicita recursos para recuperação de estradas no Maranhão

BRASÍLIA – Em audiência com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o deputado Federal Josimar Maranhãozinho (PR), solicitou a liberação de recursos para a recuperação de estradas vicinais no Maranhão.

 

O parlamentar argumentou a necessidade da urgente recuperação das vicinais em consequência das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos meses, deixando muitos trechos praticamente intrafegáveis gerando inúmeros prejuízos financeiros.

O ministro demostrou preocupação com a situação exposta e Maranhãozinho afirmou estar esperançoso de que, em breve, haverá recursos para que seja feito um amplo trabalho de recuperação de estradas vicinais em diferentes regiões do estado.

Detinha destaca sua luta em prol de melhorias para o Alto Turi nas áreas da saúde e educação

A deputada Detinha (PR) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta quarta-feira (29), para destacar que está esperançosa quanto às melhorias nos setores da saúde e da educação na região do Alto Turi, principalmente no município de Maranhãozinho.

 

Ela disse que o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve na cidade, verificando in loco a situação e garantiu que todas as medidas serão tomadas. 

 

A parlamentar disse que a escola da rede estadual da cidade passa por reformas, enfatizando que um novo panorama já se desenha no horizonte educacional do município.

 

Ela também abordou a questão da saúde e afirmou que esteve com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, com quem tratou do Centro de Hemodiálise do Alto Turi, por entender que o longo deslocamento para quem faz tal tipo de tratamento é bastante problemático.

 

“Apresentei uma Indicação que trata do Centro de Hemodiálise da regional do Alto Turi. Eu vejo pacientes dos municípios viajando mais de 450, 480 quilômetros. São três viagens por semana. Imagine, além do paciente já passar por essa situação, ele ainda ter de enfrentar longos percursos passando por estradas ruins. A situação é delicada, mas acredito que esse quadro será modificado”, afirmou.

 

Ela disse que teve uma conversa agradável e proveitosa com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, repassando para ele a situação e tudo o que está acontecendo na região do Alto Turi. “Essa é uma situação triste. É lamentável acontecer isso no Maranhão. Tenho certeza de que o governador Flávio Dino e o secretário estarão atentos. E eu estou querendo acreditar cada vez mais que esse nosso Centro de Hemodiálise sairá do papel. Fico feliz em saber que o Maranhão está andando para a frente. Fico feliz em saber que, nesta Casa, estamos unidos para que isso venha a acontecer. Muito obrigada a todos”, finalizou.