Na Sessão Ordinária desta sexta-feira (28), o vereador Alexandre Barroso (AVANTE), teve duas indicações de sua autoria aprovadas, para que sejam realizadas as coletas de lixo nas localidades do Povoado Quadro e da Quadra Bom Viver.
Segundo o vereador ele entrou com essas indicações por solicitação dos moradores, e também, pela necessidade existente, devido a quantidade de moradias nas referidas localidades desta forma evitando proliferação de doenças, preservando a higiene e a saúde da população.
Vereador Alexandre Barroso e o Secretário de Meio Ambiente Rogério Rocha
“Apresentei requerimentos solicitando que fosse realizada a coleta de lixo nos povoados da zona rural e em breve serei atendido pela prefeita Josinha Cunha que não tem medido esforços para atender as demandas dos vereadores”, Destacou Alexandre.
O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (28/5), a nota técnica que define os novos critérios de vacinação, estabelecidos no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
Com a organização recém-anunciada, estados e municípios terão permissão para vacinar a população geral de 18 a 59 anos, por ordem decrescente de idade. A aplicação de imunizantes para grupos prioritários, entretanto, deve ser mantida. Além disso, a vacinação de trabalhadores da educação será iniciada em paralelo à da população geral.
A decisão foi tomada na noite de quinta-feira (27/5), durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). A CIT conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Conforme o Metrópoles mostrou na quinta-feira, a CIT relatou que alguns municípios têm enfrentado baixa demanda de vacinação de grupos prioritários. Por isso, os gestores decidiram que essas cidades poderão vacinar a população geral, por ordem decrescente de idade, mas devem garantir que a imunização de grupos de risco não seja afetada. A medida também deverá observar o estoque de vacinas disponíveis e previstos.
“Esse grupo poderá começar a ser imunizado, de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO”, informou a pasta.
Trabalhadores da educação
A orientação do Ministério é que a imunização dos trabalhadores da educação respeite a seguinte ordem:
Creches; Pré-escolas; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Profissionalizantes; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Ensino Superior.
“A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19, com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garante a segurança alimentar das crianças”, informou a pasta.
A Prefeitura de Zé Doca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a faixa etária de pessoas a serem imunizadas contra a Covid-19.
Nesta fase, pessoas entre 55 à 59 anos de idade podem ser vacinadas. O Dia D de imunização será neste sábado (29) e acontecerá no Hospital Dr. Isaías com o início dos serviços das 8h as 14hrs.
É mportante ressaltar que para a vacinação é preciso levar documento de identidade com foto e comprovante de residência.
O vereador Alexandre Barroso (AVANTE) por meio de requerimentos aprovados pelo plenário da Câmara Municipal, solicitou junto a gestão municipal benefícios nas áreas de infraestrutura para três comunidades rurais do município.
Por meio do requerimento nº 021/2021, Alexandre requereu um carro para a coleta de lixo no Povoado Nova Conquista. No mesmo sentido, o parlamentar solicitou através de outro requerimento nº 020/2021 que seja também implantado um carro de coleta de lixo no Povoado Josias pelo menos duas vezes na semana.
O parlamentar ainda por meio de indicação de nº 019/2021, solicita que a gestão municipal através do setor competente realize a aquisição de uma caixa D’água para o Povoado Santa Lúcia, medida que irá beneficiar várias famílias da comunidade.
Alexandre Barroso, segue atuante na gestão do PL da prefeita Josinha Cunha, honrando com trabalho e competência seu segundo mandato.
A Polícia Federal no Estado do Maranhão deflagrou ontem, (27), a segunda fase da Operação “Finita servus”, a qual visa combater o tráfico de pessoas e a redução a condição análoga à de escravo, com o cumprimento de mandado de prisão preventiva e busca e apreensão na cidade de Centro Novo do Maranhão.
A investigação apura o tráfico de pessoas em que trabalhadores maranhenses são aliciados, mediante fraude e abuso da condição de vulnerabilidade socioeconômica das vítimas, com a promessa de trabalho, alojamento e alimentação pagos pela empresa contratante, sendo assim convencidos a aceitar a proposta de emprego no Estado de Santa Catarina.
Ao chegarem no destino, descobrem que foram enganados, obrigados a residir em alojamentos abarrotados, sem condições mínimas de viver com dignidade, bem como parte de seu salário e documentos retidos pelos empregadores com a justificativa de pagamento pelas despesas do período, caracterizando, assim, a tráfico de pessoas com a elementar de redução a condição análoga à de escravo.
Na primeira fase foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, também expedidos pela Justiça Federal, após representação da autoridade policial, sendo dois em Santa Inês/MA, um em Centro Novo do Maranhão e dois em São Joaquim/SC.
A partir da análise preliminar das provas colhidas na primeira fase da Operação, obtiveram-se indícios veementes de que um dos investigados continuaria traficando pessoas, dessa forma não haveria outra maneira de impedir a reiteração delitiva senão por meio de sua prisão por tempo indeterminado.
Os investigados poderão responder pelos seguintes crimes: reduzir alguém a condição análoga à de escravo (Art. 149 do CPB) e de tráfico de pessoas (Art. 149-A, inciso II, do CPB), dentre outros.
A operação foi denominada FINITA SERVUS, termo oriundo do Latim, utilizado no Império Romano, indicando o fim da escravidão.
A Prefeita Josinha Cunha, acompanhada dos vereadores Dra. Ana Freire, Zilmar Macedo, Cláudio da Boa Esperança, do Secretário de Transportes Edmílson (Careca) e da secretária de educação Sônia Maria, estiveram nesta quarta-feira (26) em várias regiões do interior do município vistoriando o trabalho da equipe de obras.
A primeira frente de trabalho visitada, foi no povoado Nova Conquista, onde está sendo construída uma creche municipal nos padrões FNDE com 12 salas de aula. Em seguida a equipe de governo se deslocou até o povoado Fedor para acompanhar o local que receberá uma nova escola.
Vistoriando a construção da creche municipal
O povoado Rio do Sangue, também esteve na agenda da prefeita Josinha que pôde acompanhar de perto os andamentos da nova escola com 4 salas de aula para a localidade.
Já no Quinto Braço, outra comunidade bastante grande será beneficiada com uma nova escola com 6 salas.
Vereadora Dra. Ana Freire ao lado da prefeita Josinha Cunha
A Prefeita ainda acompanhou os serviços de uma praça pública que já está em fase de conclusão na localidade Igarapé Grande.
A vereadora Dra. Ana Freire elogiou os trabalhos realizados pela atual administração, e se colocou a disposição para contribuir com seu trabalho para o desenvolvimento do município.
Também se fizeram presentes o Secretário de Meio Ambiente Rogério Rocha, o Assessor de Comunicação Fernando PL e o líder político Veim Vidal.
A Polícia Federal deflagrou na tarde desta quarta-feira, (26), a Operação Destreza Espúria com a finalidade de desarticular grupo criminoso que tem furtado objetos do interior de veículos, com o uso de equipamento denominado “chapolin”. Esse equipamento quando ativado interfere no funcionamento correto do alarme e das travas veiculares.
A partir de elementos de informação colhidos no bojo de um Inquérito Policial, através de diversas técnicas, além de dados colhidos com a Polícia Rodoviária Federal, identificou-se que um dos principais responsáveis por esse crime tem pelo menos 10 (dez) procedimentos criminais, em pelo menos cinco entes da federação (MG, BA, TO, MA e DF), sendo foragido do estado de Minas Gerais.
Ao todo 25 policiais federais, a partir de representação policial, cumpriram 4 (quatro) Mandados de Busca e Apreensão, e 03 (três) Mandados de Prisão Preventiva, sendo um da 1ª Vara da Justiça Federal do Maranhão, um da Vara Criminal de Lavras/MG e um outro da Vara Criminal de Timóteo/MG.
Foram apreendidos o veículo utilizado no crime investigado, instrumentos utilizados no delito, diversos documentos falsos, e outros elementos de convicção relacionados.
Por ocasião da prisão preventiva do principal investigado o mesmo apresentou documento de identidade falso e foi autuado em flagrante pelo crime de uso de documento falso (art. 304 do CPB).
Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por furto qualificado (Art. 155, §4º, II e IV do CPB), uso de documento falso (Art.304 do CPB), e receptação qualificada (Art. 180, §1º do CPB).
A denominação DESTREZA ESPÚRIA remete ao fato do principal investigado em poucos segundos conseguir realizar furtos, e tornar essa prática desonesta e criminosa sua atividade laboral há décadas.
Na manhã desta quarta-feira (26), a Delegacia de Polícia Civil de Bom Jardim, pertencente à 7ª Delegacia Regional de Santa Inês, deflagrou operação no povoado Rosário, zona rural de Bom Jardim que teve como resultado três prisões, sendo duas referentes a mandados de prisões e um em flagrante delito.
O primeiro mandado de prisão temporária, refere-se ao crime de estupro de vulnerável, cometido pelo padrasto contra a enteada.
Na mesma oportunidade do cumprimento do mandado de prisão, foram realizadas buscas e apreendidos aproximadamente 450g de maconha, uma espingarda de fabricação caseira carregada, além de animais, que configuraram crime ambiental contra a fauna, tendo sido o Investigado também preso em flagrante delito pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, tráfico de drogas e crime contra a fauna.
Ainda no povoado, a Equipe de Capturas localizou e prendeu um foragido da Justiça, com mandado de prisão definitiva pendente de cumprimento, referente ao crime de porte ilegal de arma de fogo.
Os procedimentos estão sendo finalizados e os presos serão encaminhados à UPR de Santa Inês, onde ficarão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Maranhão não mede esforços para desempenhar o seu papel na aplicação da lei.