Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Rede municipal de ensino e Proerd realizam formatura para 600 alunos em Zé Doca

Nesta segunda-feira (12), no Centro de Convivência dos Idosos, a Prefeitura de Zé Doca, através da Secretaria de Educação com o apoio da Polícia Militar, realizou uma cerimônia de formatura para os alunos das Escolas Municipais das turmas de 5º e 7 º, inseridos no Proerd.

Neste ano, cerca de 600 alunos da rede municipal de Zé Doca se formaram pelo Proerd.

O programa tem como objetivo contribuir na formação dos estudantes, alertando sobre os malefícios causados pelas drogas, atuando junto à comunidade escolar, o que inclui pais e professores na prevenção da criminalidade e conscientizando para uma vida mais saudável.

A secretaria de educação Sônia Maria acredita que o Proerd contribui para a formação do cidadão consciente. “A prefeitura e a SEMED tem dado a sua colaboração para esse programa educacional de conscientização. Eu estou muito feliz em ver nossas crianças empenhadas em entender o mal das drogas. Tenho certeza que eles irão levar esse aprendizado para o resto da vida. Estarei sempre em parceria com a polícia militar no que der e vier, para ajudar os nossos jovens”, pontuou Sônia Maria.

Além do certificado de conclusão do curso, houve ainda a entrega da premiação aos alunos que se destacaram nas melhores redações e o sorteio de um tablet.

A solenidade contou com a presença da Secretária de Educação Sônia Maria, da vice prefeita Ana Sampaio, do Major Andrade, da banda de Policiais do 29º Batalhão de Zé Doca e autoridades locais.

 

Lula é diplomado no TSE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), recebem nesta segunda-feira (12) diploma confirmando que estão aptos para a posse, em janeiro.

A cerimônia, que formaliza a escolha dos eleitos e marca o fim do processo eleitoral, ocorre no TSE, em Brasília.

Ainda que simbólica, a diplomação ganhou relevância. Jair Bolsonaro e seu partido, o PL, promovem contestações com argumentos frágeis contra as eleições e insuflam atos antidemocráticos. Com a diplomação, a margem para contestar o resultado fica mais estreita.

Homem é linchado ao tentar estuprar adolescente de 15 anos

Neste domingo (11), um caso investigado como estupro chocou a população do bairro Ayrton Senna, em Imperatriz. Uma adolescente de 15 anos estava sozinha em casa quando o suspeito, que segundo a polícia é um vizinho, arrombou a porta dos fundos e entrou no quarto dela portando uma faca.

Segundo informações da Polícia, ele chegou a tocar as partes íntimas da adolescente enquanto ela dormia. Ao acordar, a garota travou luta corporal com o agressor e foi socorrida por outros vizinhos que ouviram os gritos e agrediram o homem com pedaços tijolo, faca e pedaços de madeira.

Ele foi encaminhado hospital em estado gravíssimo.

O delegado de plantão, James dos Anjos, informou que foi requisitada a perícia de conjunção carnal e outros atos libidinosos. A menina foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de lesão corporal. A mãe da adolescente também prestou depoimento.

O caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

O dia em que Zé Doca se tornou a cidade da educação

A 1º Feira Literária de Zé Doca mobilizou toda rede de ensino e a sociedade em geral. O evento que aconteceu na Praça do Viva na última quinta-feira (08), levou os visitantes a uma imersão no mundo da leitura e ainda mostrou à população os benefícios e avanços que a educação zedoquense vem alcançando nos últimos anos.

Dentro da programação teve exposições do JEEP (Jovens Empreendedores), apresentações de balé, judô, escola de música, das escolas municipais, curso de cabeleireiro do EJA dentre outras atividades.

A movimentação nos stands foi intensa, famílias inteiras vieram prestigiar o evento que foi considerado o maior da região do Alto Turí. A prefeita Josinha Cunha fez questão de marcar presença e visitar os stands.

“Hoje é um momento histórico para a nossa educação, tudo isso é fruto de muito trabalho e investimentos não só na estrutura física das escolas, como também na qualificação e capacitação dos nossos professores.”

A secretaria de educação, Sônia Maria agradeceu a presença de todos e ressaltou que, em 2023 novos e impactantes investimentos irão trazer ainda mais qualidade para o ensino público de Zé Doca.

Policiais frustam assalto e prendem dois homens armados que tentaram roubar um ônibus em Santa Luzia

Em uma ação rápida, policiais militares prenderam, na tarde desta quarta-feira (07), no povoado Jabota, em Santa Luzia, dois homens armados que tentaram roubar um ônibus que seguia para o município de Açailândia.

Os policiais receberam informações que dois homens estariam roubando um veículo que estaria trafegando na BR-222.

De imediato, os agentes se deslocaram ao local e avistaram uma outra viatura, que ja havia interceptado o veiculo, após perceber uma movimentação estranha no ônibus, que transportava cerca de 30 passageiros.

Os policiais então cercaram o veículo e iniciaram as negociação para que os criminosos se renderam.

A dupla então se desfez das armas jogando-as pela janela e posteriormente se entregaram.

De acordo com o motorista do ônibus, os dois homens embarcaram em Santa Inês com destino a Açailândia, quando na altura do município de Santa Luzia, eles anunciaram o assalto.

As duas armas de fogo usadas pelos criminosos foram apreendias e os presos encaminhado a uma Delegacia de Polícia Civil.

Alunos da rede municipal de Zé Doca participam da premiação do Projeto Quem escolhe seu caminho? Você ou as Drogas ?

O Ministério Público em parceria com a Prefeitura de Zé Doca, sob a coordenação da promotora Rita de Cassia Pereira Sousa, promoveu a premiação dos alunos da rede municipal de ensino que contou ainda com uma palestra de sensibilização e prevenção ao uso de drogas.

A iniciativa faz parte do projeto institucional” Quem Escolhe o seu Caminho? Você ou as Drogas?” que, em Zé Doca, teve início durante toda a semana com conscientização contra às drogas seguido de palestras nas escolas.

Essa ação integrada envolve Ministério Público e Secretaria de Educação.

O evento contou com a presença da prefeita Josinha Cunha, da secretária de educação Sônia Maria, da promotora Rita de Cassia Pereira Sousa, da Procuradora Geral do Município Dra. Apoena, alunos e gestores das escolas.

Houve premiação para os alunos que se destacaram nas melhores redações referente ao tema, além da escola mais animada e participativa.

A campanha “Quem escolhe o seu caminho? Você ou as Drogas?” é desenvolvida pelo MPMA, desde o ano de 2013, em várias comarcas do estado.

 

Caxias: Presidente da Câmara e assessor de prefeito morrem em acidente de trânsito

Um acidente de trânsito, ocorrido nesta manhã, resultou na morte do vereador e presidente da Câmara Municipal de Caxias, Teódulo Aragão, e do assessor do prefeito Fábio Gentil, Sinésio Aquino.

Informações preliminares dão conta de que as duas vítimas viajavam juntas em um carro com destino a Teresina, capital do Piauí.

O automóvel teria colidido na traseira de um caminhão e caído em um barranco na região do Distrito Industrial de Caxias.

Uma terceira pessoa, identificada como Sinete, que seria assessora do parlamentar, foi levada com vida para um hospital.

Vereadora Raimunda do Bernardo Caixão solicita ônibus escolar dentro do Bairro Cinturão Verde em Zé Doca

Para atender as crianças que estudam em escolas da Rede Municipal de Ensino, a vereadora Raimunda do Bernardo Caixão (Avante) solicitou ao poder executivo, a aquisição de um ônibus escolar, passando dentro do Bairro Bom Jesus (Cinturão Verde) em Zé Doca.

O pedido foi feito por meio de requerimento apresentado nesta terça feira (06), aprovado pela Câmara de Vereadores e direcionado à secretaria responsável.

Em sua justificativa, Raimunda informa que o seu pedido se faz em vista da necessidade e dificuldade das crianças e adolescentes em se deslocarem ao centro da cidade.