Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

ALERTA : Maranhão tem 14 casos suspeitos de coronavírus; pacientes estão em isolamento domiciliar

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou neste domingo (15) que subiu para 14 o número de casos suspeitos do novo coronavírus no Maranhão. De acordo com a SES, nove casos entraram para a lista e outros cinco foram descartados para COVID-19. Até o momento, não há casos confirmados no estado.

No entanto, é importante ressaltar que os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos quando divulgados pelo Ministério da Saúde. Segundo o último balanço do ministério, divulgado nesse domingo, seis casos continuam sob suspeita no estado.

  • Servidores públicos, escolas e UFMA recebem orientações preventivas
  • Estudantes com sintomas de gripe e resfriado não devem ir às escolas, orienta governo
  • VEJA: perguntas e respostas sobre a COVID-19
  • FATO OU FAKE: tudo sobre o novo coronavírus
  • VÍDEOS: o que você precisa saber
  • CORONAVÍRUS: guia ilustrado

 

Os casos suspeitos foram registrados em São Luís e Imperatriz e após serem notificados pelo Centro de Informações Estratégias e Vigilância em Saúde (CIEVS), foram colocados em isolamento domiciliar, conforme o protocolo. Segundo a SES, até o momento, 13 casos suspeitos foram descartados e dois excluídos.

As amostras dos pacientes foram recolhidas e encaminhadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (LACEN-MA). Os casos são:

  1. Mulher, 38 anos, procedente de Fulda – Alemanha;
  2. Homem, 19 anos, procedente de Del Leste Paraguay – fez escala em São Paulo;
  3. Mulher, 58 anos, contato com caso suspeito de COVID-19;
  4. Mulher, 24 anos, histórico de viagem França, Polônia, Portugal;
  5. Mulher, 43 anos, contato com caso suspeito de COVID-19;
  6. Homem, 44 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;
  7. Adolescente, 17 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;
  8. Adolescente, 14 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;
  9. Adolescente masculino, 13 anos – contato com caso suspeito de COVID-19;
  10. Homem, 34 anos, procedente de Nova Iorque;
  11. Homem, 31 anos, procedente de São Paulo;
  12. Mulher, 58 anos, contato com suspeita;
  13. Mulher, 24 anos, viagem pela Europa;
  14. Homem, 21 anos, procedente de Imperatriz;

 

Por meio de nota, a SES afirmou que a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está preparada e com protocolos de atendimentos definidos para o enfrentamento do COVID-19. O Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus foi elaborado para responder às necessidades locais para o enfrentamento da doença, caso haja introdução do vírus no estado.

Já o governador Flávio Dino fez um pronunciamento tranquilizando os maranhenses a respeito dos casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com Dino, o estado está articulado com o Ministério da Saúde, seguindo as orientações de prevenção e contenção da doença.

G1 MA

Crime brutal: Homem é morto a pauladas no interior do Maranhão

Um homem identificado como Mundeca, mais conhecido como “Zé da Vara”, foi assassinado a pauladas, no final da tarde deste domingo (15), na Avenida Maura Jorge, em Lago da Pedra.

 

De acordo com informações, a vítima e o suspeito, conhecido como “Pestinha”, teriam se desentendido durante uma bebedeira em um bar.

 

“Pestinha”, que já tem passagem pela polícia e foi preso ainda no local do crime.

 

Mundeca era muito conhecido na cidade. Ele costumava trabalhar com venda de melancias.

 

A Polícia Civil investiga o caso.

 

Em nove dias, esse foi o terceiro assassinato em Lago da Pedra.

Leonardo Sá e Josimar anunciam filiação do prefeito de Palmeirândia ao PL

O deputado estadual, Dr. Leonardo Sá (PL), juntamente com o deputado federal e presidente do PL-MA, Josimar de Maranhãozinho, anunciaram nesta sexta (13), a filiação do prefeito de Palmeirândia-MA, Jorge Garcia, que disputará reeleição nas eleições 2020, pelo Partido Liberal.

 

Estiveram presentes o maior líder político da história de Palmeirândia, Nilson Garcia, o filho do atual prefeito, Diego Garcia e o deputado estadual, Hélio Soares (PL).

 

“Um grande prazer participar desta filiação, fortalecendo cada vez mais o nosso partido, com uma referência política de sucesso em nosso Estado. Uma grande contribuição sem sobra de dúvidas para o PL 22”, declarou Leonardo Sá.

 

Renovação partidária em um dos municípios que vem sendo referência em gestão pública. E que disputará reeleição nas eleições municipais deste ano.

 

“Todos os municípios com gestão do Partido Liberal tem sido referência em administração de qualidade no Maranhão. E Palmeirândia merece continuar se desenvolvendo com comprometimento partidário também”, afirmou o prefeito Jorge Garcia.

 

Ascom-Deputado Estadual Dr. Leonardo Sá

PL do deputado Josimar Maranhãozinho e Avante realizam encontro em Carolina

Carolina é um município com mais de 25 mil habitantes, ao sul do estado próxima a divisa com o Tocantins. Lugar de boa infraestrutura recebe turistas o ano inteiro, é ponto de partida para as emocionantes aventuras na Chapada das Mesas. Foi nessa cidade que o PL, do deputado federal Josimar Maranhãozinho em parceria com o partido Avante, realizou mais um grande encontro político na tarde de hoje (14), na Galeria Barão, antigo Esquina 10.

 

Além de Maranhãozinho, também marcou presença o deputado federal Gildenemyr (pastor Gil) e os deputados estaduais Detinha, Hélio Soares,  Marcelo Tavares e Leonardo Sá.

 

Parceria

O encontro marca mais uma visita do grupo político de Maranhãozinho ao município, desta vez, para oficializar a pré-candidatura do Dr. Erivelton a reeleição. A parceria do parlamentar com Carolina já gerou bons resultados e investimentos como emendas parlamentares nas áreas de infraestrutura, saúde e para a construção do cais no município.

 

O evento foi recorde de público de todos aos segmentos da sociedade, demostrando assim, a força do partido político e suas alianças que vem despertando a atenção do estado.

Vereador Antônio Maia solicita pavimentação asfáltica da estrada que liga Zé Doca ao povoado Ebenézia

Com objetivo de melhorar a qualidade de vida do povoado Ebenézia e adjacência, o vereador e líder do governo na casa Antônio Maia, solicitou durante a sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (13), à gestão municipal, a pavimentação asfáltica de 42 km da estrada que liga Zé Doca ao povoado Ebenézia.

 

Na tribuna, Maia explicou que a estrada é utilizada por moradores de várias comunidades daquela localidade, que usam a via para se deslocarem para Zé Doca para diversas finalidades, dentre elas, comercializarem na feira livre da cidade os produtos por eles cultivados.

O vereador finalizou agradecendo a prefeita Josinha Cunha por atender várias de suas solicitações, afirmando que a população do município agradece esse grande trabalho realizado por ele.

PL do deputado federal Josimar Maranhãozinho fica ainda mais forte no Sul do Maranhão

O PL, liderado pelo deputado federal Josimar Maranhãozinho vem ampliando suas bases políticas em todas as regiões do estado, no sul do Maranhão não é diferente.

 

No município de Estreito, distante 750 Km de São Luís e com uma população de 41.497 (2016), o partido realizou na última sexta feira (13), um grande evento, onde foi apresentado como pré-candidato a prefeito pela legenda, o ex-deputado estadual Léo Cunha.

Político experiente ele vem somar com projeto que visa desenvolvimento para a região, ainda participaram do ato político os deputados estaduais Detinha, Hélio Soares, Vinícius Louro e Leonardo Sá e o deputado Federal Pastor Gil.

 

A recepção à caravana liderada por Maranhãozinho foi bastante empolgante, representantes de todas as classes sociais vieram prestigiar esse momento de fortalecimento da democracia e novas alianças e propostas para Estreito.

 

O encontro se estendeu a casa do pré-candidato Léo Cunha, aonde foi servido um jantar para os empresários da região que conversaram com os parlamentares e com o pré-candidato sobre a situação do município e as propostas de mudanças.

Homem é preso em flagrante suspeito de receptação de motocicleta em Zé Doca

No final da tarde desta quinta feira (12), a 8ª Delegacia Regional de Zé Doca, por meio de sua equipe de capturas, prendeu em flagrante delito um homem, suspeito de cometer o crime de receptação de motocicleta.

 

Os investigadores visualizaram um homem, que já foi preso por receptação, pilotando uma motocicleta POP 110l, cor preta, sem placa e resolveram abordá-lo. Após aprofundarem nas investigações, os policiais civis descobriram que a motocicleta foi furtada no Povoado Núcleo 11, município de Pedro do Rosário, fato ocorrido no dia 20 de fevereiro e que a cor original é vermelha e a placa do veículo é PSY9694.

 

Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a 8ª DRZD, onde está sendo lavrado o auto de prisão em flagrante delito.

 

Esta foi a sétima pessoa presa pela Polícia Civil de Zé Doca nesta quinta feira (12), sendo 3 cumprimentos de mandados de prisão (duas prisões preventivas e uma para cumprimento de pena) e 4 decorrentes de prisão em flagrante (3 APFD´s).

Munições e carregadores de fuzil são apreendidos e uma mulher é presa em Santa Inês

Na noite de quarta-feira (11), a equipe da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 8 carregadores e 1 mil munições de fuzil de calibre 5.56m na BR-316, em Santa Inês.

 

Segundo informações policiais, uma equipe PRF abordou um ônibus de passageiros que partia de Santa Inês/MA com destino a Teresina/PI.

 

Os policiais ao fazerem a verificação das bagagens dos passageiros no compartimento de carga inferior do ônibus, perceberam que uma das malas chamava a atenção pelo peso desproporcional, e ao ser vistoriada foi encontrado no interior da mesma uma quantidade significativa de munições e carregadores de fuzis.

 

A bagagem era transportada por uma passageira, embarcada no ônibus da empresa Real Maia na cidade de Santa Inês.

 

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Posse e transporte de munições e acessórios de uso restrito. Tomadas as medidas administrativas internas cabíveis, a conduzida foi levada à presença da autoridade policial (Delegado de Polícia Civil) para as providências legais.

 

PRF

Em Chapadinha, professora denuncia a triste situação de “escola” na zona rural

Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, uma professora de Chapadinha, distante 245 km da capital, faz uma séria denuncia quanto a situação a onde os seus alunos estudam, na localidade Riacho Grande, zona rural do município.

 

Em determinado momento, a professora chega a se emocionar, “Não posso dar minha aula, a casa está toda alagada, não tem condições, a água já invadiu,” disse a educadora.

 

Ainda segundo a professora, a promessa de reforma da escola seria para fevereiro, mas, até o momento a administração do prefeito Magno Bacelar não tomou nenhuma providência e as crianças continuam estudando em um casebre de taipa, piso de chão batido e agora alagada e ameaçando desabar.