Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Van capota e mata idosa de 60 anos na BR-222 no Maranhão

Uma van capotou na madrugada desta quarta-feira (10) e matou uma idosa de 60 anos na BR-222 entre as cidades de Vargem Grande e Itapecuru Mirim. Além da idosa morta, que não teve a sua identidade revelada, o acidente ainda deixou nove pessoas feridas.

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 3h30 quando o veículo que seguia no sentido crescente da rodovia deslocando de Coroatá para São Luís transportando 18 passageiros para tratamento de saúde em São Luís.

 

O trajeto estava sendo feito pela BR-222 via Vargem Grande, quando na altura do km 181,7, a poucos quilômetros da Curva do “S”, o condutor perdeu o controle da van em uma curva aberta, capotou e parou tombado.

 

A passageira de 60 anos não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local do acidente. Dois ocupantes tiveram lesões graves e sete tiveram ferimentos leves.

 

De acordo com a PRF, os feridos foram socorridas e encaminhados para o hospital Adélia Matos, situado na cidade de Itapecuru Mirim, a 108 km de São Luís, e entre eles haviam crianças. Estiveram no local equipes da PRF, do corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Médico Legal (IML).

Em meio pandemia, Prefeito de Pedro do Rosário aumenta salários de aliados em 100%

O prefeito de Pedro do Rosário Toca Serra (PCdoB) escancarou a bagunça que reina na gestão da pandemia no Maranhão ao enviar para a Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 289/2021 que garante o aumento de 100% nas gratificações de funcionários e comissionados.

 

A regra, apreciada em caráter de urgência pelo Legislativo pedrorosariense, contraria a Lei Complementar (LC) 173/2020 que proíbe reajuste a servidores públicos até 2021.

 

De acordo com o texto da Lei Federal, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros, Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares.

 

Apesar da proibição, Toca Serra além de criar cargos comissionados ainda elevou os salários dos correligionários. O projeto enviado pelo chefe do executivo à Câmara Municipal, foi aprovado oito dias depois da publicação de um Parecer Jurídico da Confederação Nacional de Municípios (CNM)  alertando os prefeitos sobre os efeitos da LC 173/2020 nas contratações de pessoal neste ano.

 

A situação envolvendo o município maranhense pode trazer consequências jurídicas, pois no dia 07 do mês passado, o presidente do STF julgou um caso semelhante e manteve a suspensão do aumento do salário do prefeito de Cabedelo, na Paraíba .

 

Do Blog da Dalvana Mendes.

Deputado federal Josimar Maranhãozinho apoia o esporte no interior maranhense idealizando a “Copa Moral de clubes”

O deputado federal Josimar Maranhãozinho esteve neste domingo no município de Turiaçu, prestigiando a final da Copa Moral de Clubes. O evento esportivo lotou o estádio Rabelão, demostrando assim, a força do futebol no interior do estado.

 

A competição tem total apoio do casal de deputados Josimar e Detinha. A competição foi idealizada pelo parlamentar, como forma de incentivar o esporte. Também estiveram presentes o prefeito de Turiaçu, Edésio Cavalcante, vice-prefeito Pastor Branco, o perfeito de Bom Jesus das Selvas, Fernando Coelho e o secretário de esporte do estado, Rogério Cafeteira.

 

Amor pelo esporte

 

O deputado federal Josimar Maranhãozinho é um apaixonado pelo esporte, desde que começou a sua carreira política o incentivo as práticas desportivas alcançaram diversos municípios, onde a bola rolar, lá está ele, junto de torcedores e atletas. Para Maranhãozinho não importa o tamanho do campeonato e nem aonde o mesmo se realiza, de uma forma geral, todos os eventos desportivos que geram qualidade de vida e valorizam a juventude merecem incentivos.

 

Ao todo 42 times participaram da competição, as equipes, Comercial Borges de Turiaçu e Bom Jesus das selvas, disputaram o título. Comercial Borges foi campeão pelo placar de 2×1, foram R$ 35 mil reais em premiação, o campeão levou 22 mil e o vice R$ 13 mil.

Secretaria de Educação de Cândido Mendes, intensifica a busca de alunos que estão fora de sala de aula

A prefeitura de Cândido Mendes, através da Secretaria de Educação, está intensificando o combate à evasão escolar através da Busca Ativa Escolar (BAE).

 

A ação conjunta foi realizada nesta segunda-feira, (8), durante todo o dia e contou com diretores e professores das escolas Jalil Jorge e Iracy Teixeira Jorge, além de coordenadores da secretaria de educação.

 

A Busca foi realizada de forma minuciosa, de casa em casa, nos bairros de Maneco Lima, Vila Gracinha e Cajual.

 

Na oportunidade, os envolvidos entregaram aos pais a lista de documentos necessários para a realização das matrículas de seus filhos.

 

Segundo o coordenador, Augustinho Neto, foram encontrados muitos alunos fora das salas de aula. “Essa foi uma percepção de todos, porém, nós nos empenhamos bastante para aumentar o número de alunos matriculados. A intenção, é, também, dar mais qualidade ao ensino de Cândido Mendes “pontuou Augustinho.

 

O coordenador, afirmou ainda, que, a nova administração tem o objetivo de implantar creches para crianças de até dois anos por todo o município, o que nunca existiu, segundo ele.

 

Outro público alvo da busca ativa foram aqueles que se enquadram no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) “Batemos de porta em porta, convidando e incentivando as pessoas a voltarem para às salas de aula. Se Deus quiser, vamos alcançar a nossa meta que é melhorar nossos índices de alunos nas salas de aula, até porque aluno fora da escola não pode!” concluiu o coordenador, Augustinho Neto.

ASCOM

Deputada Detinha solicita escolas dignas, reforma da escola estadual e construção de quadra de esportes para Cândido Mendes.

A Deputada Estadual Detinha (PL), esteve reunida nesta tarde com o prefeito de Cândido Mendes Facinho e o Secretário de Estado da Educação Felipe Camarão, onde na pauta foi solicitado a construção de duas Escolas Dignas, reforma da Escola Estadual e construção de uma Quadra de Esportes. 

 

“Sabemos da necessidade que o Município de Cândido Mendes enfrenta e estamos buscando melhorias, nesta manhã solicitamos a construção de duas escolas dignas, a reforma da Escola Estadual e a construção da quadra de esportes do município. Além disso, debatemos algumas melhorias e apresentei outras demandas para os municípios do nosso Estado,” destacou a parlamentar. 

Facinho, destacou ” Estamos buscando meios de melhorar a nossa educação com grandes parcerias, aqui agradeço a Deputada Estadual Detinha pelo apoio.

 

O secretário Felipe Camarão se colocou à disposição e afirmou que fará tudo que estiver ao seu alcance para que estes projetos se concretizem,” destacou o prefeito.

Em Zé Doca, inauguração do moderno matadouro e aquisições veículos fortalecem a agricultura no município

Na manhã deste sábado (06), a prefeitura de Zé Doca através de parcerias, realizou ações de fortalecimento da agricultura, um dos setores que vem ganhando uma atenção especial por parte da administração da prefeita Josinha Cunha.

 

A cerimônia de inauguração do novo matadouro público, um dos mais modernos do estado, teve início com um café da manhã. Além da prefeita Josinha Cunha, do secretário de agricultura André Solteiro e lideranças locais, também veio prestigiar a inauguração a deputada estadual Detinha e o secretário de estado da agricultura, Sérgio Delmiro.

 

A prefeitura, de forma simbólica entregou 30 barracas para os agricultores por meio da secretaria de agricultura.

 

“Investir no homem do campo é fortalecer o nosso município, pois são esses trabalhadores que levam o alimento a nossa mesa, agradeço de coração as parcerias e tenho a certeza que ainda vamos fazer muito mais por esses trabalhadores,” ressaltou a prefeita.

Por meio da Codevasf, Zé Doca ganha caminhão de câmara fria

A prefeita de Zé Doca, Josinha Cunha, assinou hoje um convênio, por meio do deputado federal Josimar Maranhãozinho, que contempla o município com um caminhão câmara fria.

 

O termo de aquisição foi assinando pelo superintendente do órgão, Jones Braga e pela prefeita Josinha.

 

Segundo o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, o aumento de créditos orçamentários (emendas) demonstra a credibilidade da Codevasf junto aos parlamentares.

 

“Isso mostra o comprometimento da bancada federal maranhense com o trabalho desenvolvido pela Codevasf no estado. Um volume expressivo de recursos como esse será fundamental para proporcionar investimentos que tragam melhores condições de trabalho, mais emprego, mais renda e melhoria na qualidade de vida para milhares de famílias”, avalia.

É hoje!! Venha assistir Flamengo e Vasco nas telas da Área Boteco 51!

Flamengo e Vasco se enfrentam hoje, quinta-feira, 4 de fevereiro (04), às 21 horas (horário de Brasília), No Macaranã, no Rio de Janeiro (RJ), em partida válida pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Brasileirão.

 

O jogo terá transmissão ao vivo na televisão e você pode assistir em canal de TV por assinatura.

 

E o melhor ambiente de Zé Doca para você curtir esse grande clássico do futebol brasileiro, é na Área Boteco 51 com aquela cerveja estupidamente gelada e logo após muita musica com ela Lidiane a sensacional.

 

Então reúna os amigos e venha curtir !