Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

PL de Josimar fecha com Governo e deve puxar deputado para abrir vaga para Pará Figueiredo

O PL, partido comandado no Estado pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, fechou questão em torno do apoio à gestão do governador Carlos Brandão (PL).

A sigla, inclusive, deve ser contemplada com uma Secretaria na reforma administrativa que Brandão anunciará logo após o Carnaval.

Além de espaço de poder na estrutura administrativa do Palácio dos Leões, a articulação envolveria a indicação de um parlamentar liberal para compor a nova equipe do socialista.

São mais cotados para deixar a Assembleia Legislativa Aluizio Santos ou Fabiana Vilar – esta última é sobrinha de Maranhãozinho e já ocupou o cargo de secretária estadual de Agricultura. Fabiana também figurou como candidata a vice-prefeita de São Luís na chapa encabeçada por Duarte Júnior em 2020.

Com a saída de um dos dois nomes, mais um nó seria desatado: Pará Figueiredo, filho do desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, do Tribunal de Justiça, assumiria a vaga na Alema, uma vez que figura como primeiro suplente.

O PL, no pleito majoritário do ano passado, apoiou a candidatura ao Governo do senador Weverton Rocha (PDT), tendo indicado o seu companheiro de chapa, o deputado estadual Hélio Soares.

Tão logo findou-se o pleito, tratativas buscando união, provocadas pelo próprio Brandão, foram iniciadas e tiveram êxito.

Josimar de Maranhãozinho, ainda em 2021, rompeu com o então governador Flávio Dino justamente pela forma nada republicana e totalmente desrespeitosa que o hoje ministro da Justiça e Segurança Pública tratava o parlamentar e integrantes do seu grupo político.

Com Brandão sentado na cadeira principal dos Leões e com o mandato renovado, o realinhamento foi rápido e sem sequelas.

Criança morre após ser atropelada em parque de condomínio em Timon

Um menino de 2 anos, identificado como Álvaro Leal Santana Campelo, morreu ao ser atropelado por um carro, enquanto brincava no parquinho do próprio condomínio no município de Timon. O caso aconteceu durante uma festa, na noite dessa segunda-feira (23).

Conforme o Corpo de Bombeiros, a mãe do menino, outras duas crianças e uma adolescente de 15 anos também ficaram feridas. Não há informações sobre o estado de saúde delas.

Aos policiais, testemunhas relataram que, por volta das 20h, uma das convidadas da festa perdeu o controle do veículo que dirigia. Teria então invadido o playground do edifício e atingido parte das crianças que brincavam no local.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte de Álvaro Campelo ainda no condomínio. Os demais feridos foram conduzidos a hospitais da região.

Álvaro Campelo era aluno do Maternal II, no colégio Pro Campus Baby, em Teresina. Em nota, o Grupo Educacional Pro Campus lamentou o falecimento precoce do menino, prestou solidariedade aos familiares e informou a suspensão das aulas desta terça-feira (24). Confira abaixo:

O Grupo Educacional Pro Campus, por meio da sua direção, professores e funcionários, manifesta seu profundo pesar e solidariedade à família do pequeno ÁLVARO LEAL SANTANA CAMPELO, aluno do Pro Campus Baby, pelo seu falecimento nesta segunda-feira (23).

Neste momento de dor, a Instituição presta sua solidariedade à família enlutada, aos professores e amigos de Álvaro. Comunicamos que amanhã (24), não haverá aula na turma do Maternal II B – manhã.

Guarda Municipal mata esposa e depois recorre ao suicídio em Itapecuru-Mirim

Uma tragédia foi registrada na madrugada do último sábado (21), por volta da meia noite, na Rua da Faixa, no bairro Roseana Sarney, em Itapecuru-Mirim.

Um guarda municipal de Pirapemas, identificado como Clenildo Cardoso Santos, praticou um feminicídio e em seguida recorreu ao suicídio.

Segundo informações repassadas pela polícia civil, Clenildo assassinou a esposa, identificada como Lisiane Bezerra, com cinco disparos de arma de fogo. O crime aconteceu após uma discussão entre os dois, tendo em vista que viviam um relacionamento conturbado. Em seguida, o guarda municipal saiu da residência e efetuou um disparo contra sua própria cabeça.

As equipes das polícias civil e militar foram acionadas e encontraram a pistola Taurus G2 calibre 9mm utilizada em ambos crimes. A arma possuía carregador com 13 munições, sendo seis deflagradas. A motocicleta de Clenildo também foi apreendida e todo material foi apresentado na delegacia regional de Itapecuru-Mirim.

Homem é preso após amordaçar e estuprar criança de três anos em Colina

Um homem, identificado como Raifran Sousa Viana, de 19 anos, foi preso, nesse domingo (22), suspeito de estuprar uma criança de apenas três anos na cidade de Colinas. O crime aconteceu na madrugada de sábado (21).

De acordo com vizinhos, o homem invadiu a casa onde a vítima estava por uma janela, aproveitando o momento em que a mãe havia saído para uma festa e deixado a criança sob os cuidados de uma idosa.

Familiares encontraram a vítima caída no chão quase sem vida e a levaram para o Hospital da Criança de Colinas, onde ela recebeu os primeiros atendimentos.

O laudo apresentado pelo Instituto de Criminalística (Icrim) confirmou que houve conjunção carnal. Segundo parentes, a criança passa bem, mas está com dificuldades para caminhar.

Raifran estava escondido na casa de um parente em Colinas e, no momento da prisão, estava sob efeito de álcool a outras drogas. Após ser detido com a ajuda de populares, ele teria confessado o crime aos investigadores.

O suspeito teria dito à polícia que amordaçou a criança, que estava dormindo, para que ela não fizesse nenhum barulho e vendado os olhos dela. De acordo com a polícia, o homem também já havia sido preso em dezembro de 2022, em Presidente Dutra, por tentar agredir a própria mãe.

Via Gilberto Lima

Vigia de hospital é preso suspeito de abusar sexualmente de paciente de 15 anos no interior do Maranhão

Um homem, de 45 anos, foi preso nessa quarta-feira (18), suspeito de ter abusado sexualmente de uma adolescente de 15 anos, em Olho d’Água das Cunhãs. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu em uma sala de observação médica do Hospital Municipal da cidade, onde o suspeito trabalhava como vigia.

Segundo a polícia, em dezembro do ano passado, o suspeito teria se aproveitado da situação de vulnerabilidade em que a vítima se encontrava no interior do hospital, sob efeito de medicação, e teria tocado em seus órgãos genitais. O fato foi comunicado à polícia pela mãe da adolescente.

Após ser preso, o homem foi preso foi apresentado na sede da Delegacia de Polícia de Olho d’Água das Cunhãs onde foi submetido aos processos legais e posteriormente foi encaminhado para a unidade prisional de Bacabal, a 248 km da capital, e ficará à disposição da Justiça.

Homem mata vizinho, confessa crime e é liberado após se apresentar na delegacia no interior do Maranhão

Um homem, identificado como Elton da Silva, que matou um vizinho com um tiro na cabeça, na cidade de Codó, apresentou-se na delegacia da cidade, acompanhado por um advogado, na manhã da última segunda-feira (16).

Elton da Silva confessou o crime e disse que agiu em legítima defesa. Ele foi liberado em seguida, pois não havia mandado de prisão e nem flagrante.

O crime ocorreu na noite do dia 4 deste mês, na Rua Renato Archer, no bairro Codó Novo.

A vítima, identificada como Antônio Felipe dos Santos Silva, de 22 anos, foi morta com um tiro na cabeça após desavenças com Elton.

De acordo com informações da Polícia Militar, testemunhas relataram que a vítima já tinha tido várias desavenças com o vizinho por causa de um muro, que estava sendo construído ao lado de sua casa. A situação já teria sido até registrada na Delegacia de Polícia Civil.

Testemunhas contaram também que Antônio Felipe foi morto de surpresa, ao sair de dentro de sua casa.

O delegado deverá representar à Justiça para que seja decretada a prisão do assassino.

Suspeito de cometer estupro em São Paulo é preso pela polícia civil em Maracaçumé

A Polícia Civil do Maranhão, em uma ação realizada na última segunda-feira(16), conseguiu, cumprir um mandado de prisão preventiva contra um homem, investigado de cometer um crime de estupro no Estado de São Paulo. O investigado foi preso na cidade de Maracaçumé.

Segundo o que consta nas investigações, o crime teria ocorrido no dia 16 de dezembro de 2013. Desde então, o mesmo estava foragido. Contudo, policiais da delegacia de Maracaçumé deram cumprimento à prisão.

O preso foi apresentado na delegacia de Polícia da cidade para ser submetido aos processos legais e , em seguida, levado para uma Unidade Prisional da região onde deve ficar à disposição do Poder Judiciário.

Jovem grávida morre após monitor cardíaco de ambulância cair na cabeça dela

Uma jovem gestante de 20 anos morreu após o monitor cardíaco de uma ambulância cair na cabeça dela. A vítima estava sendo transportada de Sacramento-MG para um hospital em Uberaba. Um procedimento investigativo foi aberto para apurar as causas do acidente, que ocorreu na última terça (10).

Kamily Pricila Fernandes de Oliveira estava grávida de sete meses e meio. O pai dela, Marcelo Antônio de Oliveira, declarou que a filha foi vítima de negligência. O avô da jovem faleceu na noite do dia 9 de janeiro, e abalada pela perda, a gestante passou mal e foi levada para a Santa Casa de Misericórdia de Sacramento.

No mesmo dia, de acordo com Marcelo, ela recebeu atendimento médico e foi liberada para voltar para casa.

“No meu entender, ela deveria ter sido transferida desde o início, porque desde o começo da gravidez já sabiam que era de risco”, declarou.

No dia seguinte, Kamily foi até um posto de saúde para apresentar alguns exames. Na unidade, ela voltou a passar mal e foi levada de ambulância para a Santa Casa.

Após algum tempo, a jovem piorou, teve convulsões e precisou ser transferida para o HC-UFTM. Conforme o pai, ninguém da família conseguiu acompanhá-la na ambulância, e ele foi até Uberaba de carro.

Marcelo contou que aguardou várias horas na unidade, até ser informado por uma médica que o prontuário apontava que a jovem havia sido atingida por um objeto na cabeça. No mesmo dia, ela passou por uma cirurgia de cesariana para a retirada do bebê.

Já na quinta (12), Kamily teve morte cerebral constatada pelos médicos. A família autorizou a doação de seis órgãos dela para outros pacientes.

“Pensei que, já que estava perdendo uma vida, vou pelo menos poder salvar outras seis”, disse o pai.

Marcelo disse ainda que aguarda a retirada de documentos para definir se vai registrar um boletim de ocorrência sobre o caso.

“Eles erraram, e precisam responder pelo erro”, completou

O médico Marcelo Sivieri, designado pela Prefeitura para acompanhar o processo de investigação, informou pelo telefone que o monitor caiu na cabeça dela depois que o motorista precisou fazer uma manobra brusca.

“O equipamento é preso com um velcro, que se soltou com a manobra. Me disseram que uma enfermeira ainda tentou amortecer a queda do objeto, mas não conseguiu”, relatou.

Após o acidente, o motorista completou o trajeto até o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). A jovem chegou à unidade ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o bebê foi salvo e passa bem.

Ainda segundo o médico, Kamily sofria de pré-eclampsia, uma condição que acomete gestantes e provoca pressão arterial alta e, em casos mais graves, convulsões.