O plenário da Câmara Municipal de Zé Doca aprovou, em sessão ordinária realizada na tarde desta sexta-feira, (24), o requerimento de autoria do vereador Edmar Simplicio (PSC) solicitando do Governo Municipal a construção de um aterro sanitário no município.
Segundo o autor, o lixão, onde hoje são despejados os resíduos recolhidos na cidade não tem preparação anterior do solo e nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos, o chorume, que atrai substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático.
“Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.”, argumentou no pequeno expediente.
De acordo com o vereador Edmar, com a construção de um aterro sanitário, antes de iniciar a disposição do lixo, o terreno será preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, este extremamente resistente. “Desta forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume.”, disse.
Na tribuna, Edmar aproveitou e reafirmou seu compromisso com a prefeita municipal Josinha Cunha em seus trabalhos na casa, sempre pautados nas melhorias para a população zedoquense.