Blog do Bryan Rafael - Notícias de Zé Doca e Região

Surto de gripal atinge cidades do Maranhão e hospitais ficam lotados

A Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Tayara Pereira afirmou que tem sido observado o aumento de doenças respiratórias nas unidades hospitalares em diferentes cidades do Maranhão.

 

Isso se revela uma preocupação, tanto que o Governo do Estado reforçou a mobilização e orientações aos municípios sobre sazonalidade da Influenza A e outros vírus respiratórios.     

 

Na semana que passou, o Ministério Publico do Maranhão expediu uma recomendação á SES, para que fosse adotadas providências diante da possibilidade do surto de H3N2 (chamada de cepa Darwin) no estado, uma vez que no Brasil o vírus já se espalhava, causando inclusive óbito em alguns estados.

 

O vírus H3N2 provoca os típicos sintomas de gripe, como dor de cabeça, febre e congestão nasal. 

 

Dias depois dessa recomendação, foi registrado o primeiro caso por laboratório de influenza subtipo H3N2 no Maranhão. O caso, que evoluiu para a cura, é acompanhado por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

 

O paciente, um garoto de 10 anos, registrou atendimento na rede hospitalar particular com quadro com sintomas de febre, tosse e obstrução nasal, teve o resultado da amostra coletada em 15 de dezembro e liberado na ultima quarta-feira (22).   

 

Via enquanto isso no Maranhão

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*