A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota divulgada na noite desta segunda-feira (24), que, até o momento, não há confirmação de transmissão local da variante B.1.617.2 do novo coronavírus (Covid-19), conhecida como variante indiana, que está sendo classificada como digna de preocupação global por sua facilidade de disseminação.
De acordo com a SES, 102 amostras de pessoas que tiveram contato direto e indireto com os tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, onde foram registrados casos positivos da variante indiana da Covid-19, foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas, em Belém, que é referência para sequenciamento genômico.
Enquanto o resultado das amostras não é divulgado, a SES comunica que está monitorando os contactantes com tripulantes do navio por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e mantendo a cooperação com a Anvisa e o Ministério da Saúde.
Sobre os tripulantes do navio MV Shandong Da Zhi, o último boletim médico da SES revela que as 23 pessoas embarcadas estão assintomáticas e em quarentena na embarcação, que está em área de fundeio em alto mar, distante 50 quilômetros da costa maranhense. O único tripulante internado, um indiano de 54 anos, continua em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com quadro clínico grave, em um hospital da rede privada em São Luís.