Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Operação conjunta da Policia Civil e Militar do Maranhão desarticulada plantação de maconha em Pedro do Rosário.

A Polícia Civil do Maranhão, por meio da 5ª delegacia regional de Pinheiro, em ação conjunta com a polícia militar, após receber informações sobre uma plantação de maconha em uma propriedade na zona rural da cidade de Pedro do Rosário, desencadeou uma operação, na manhã desta quinta-feira (23), para verificar a procedência das informações.

 

Ao chegar no local, onde eram cultivadas as plantações, houve troca de tiros e os indivíduos que faziam a segurança do local conseguiram fugir.

 

Foram apreendidos armas de fogo, sementes, adubo, ferramentas para cultivo da planta além de mais de 2.000 pés de maconha, dos quais uma parte foi incinerada no local e o restante foi apreendido para ser encaminhado à perícia.

 

No local, foram presas três pessoas em flagrante delito, as quais serão autuadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte de arma de fogo e, após as formalidades legais, serão encaminhadas para o presídio de Pinheiro.

Policia Civil prende dois homens acusado de trafico de drogas em Santa Luzia do Paruá


Na tarde desta quarta-feira (22), a Delegacia de Santa Luzia do Paruá, pertencente a 8ª Delegacia Regional de Zé Doca, por meio da equipe de investigação, prendeu em flagrante delito dois homens, um de 18 anos e o outro de 35, acusados de tráfico de drogas.

 

A dupla estava sendo investigada há algumas semanas e ontem, após a equipe receber a informações de que os indiciados estavam fazendo entrega de drogas delivery em motocicleta honda de cor branca, os policiais civis diligenciaram a fim de captura-los e durante vigilância, esperando o momento adequado para agir, viram os suspeitos em um campo de futebol.

 

Pouco tempo depois, os dois elementos saíram na motocicleta, iniciando-se uma perseguição e após os indivíduos passarem por várias rua da cidades, foi feita a abordagem, porém ambos empreenderam fuga, um deles correndo, mas foi contido alguns metros depois, oportunidade em que tentou se desfazer de 42 (quarenta e duas) pedras de crack, jogando-as embaixo de um carro, que estava estacionado.

 

Ato contínuo, foram feitas diligências, para prender o segundo indivíduo, que fugiu na motocicleta, todavia, foi preso após meia hora, na sua residência e foi apresentado a Autoridade Policial.

 

Diante dos fatos, e após as comunicações de praxe, o preso será encaminhado à UPR.

Zé Doca esta no topo do ranking de transparência das maiores cidades do Maranhão

Todos os municípios avaliados receberam entre 0 e 10 pontos, o que permite a geração de rankings. Assim, a EBT – Avaliação 360° revelou que 5 cidades (85% do total da amostra) tiveram nota acima de 7.

 

Timon, Viana, Zé Doca, São Luís e Tutoia foram as cidades mais bem avaliadas pela CGU.

 

No tocante às cidades de Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajáu, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Paço do Lumiar, Pinheiro, Santa Inês, Santa Luzia, São José de Ribamar e Vargem Grande, que obtiveram nota inferior a 6 pontos, ainda há um caminho a ser percorrido para que as transparências públicas ativa e passiva possam ser efetivamente cumpridas.

 

Fonte:CGU

Por meio dos deputados Josimar Maranhãozinho e Detinha escolas de GNF e Maranhãozinho ganham autonomia

Graças aos esforços dos deputados Josimar Maranhãozinho e Detinha, em reunião com o secretario de estado Felipe Camarão e o gestor da Unidade Regional de Educação, Ezequiel almeida, as escolas CE Maria Espíndola de Araújo Silva Anexo I, de Governador Nunes Freire e CE Maria Espíndola de Araújo Silva Anexo II, de Maranhãozinho, passam a ser escolas independentes.

 

Durante décadas essas duas escolas eram anexadas ao CE que leva o mesmo nome pertencente ao município de Presidente Médici.

 

Com essa mudança as escolas deixam de depender do município de Presidente Médici tornando-se escolas “mães” autônomas e pertencentes ao estado no próprio munícipio.

 

As novas escolas já ganharam até novos nomes, a de Governador Nunes Freire passará a ser chamada CE Maria Iracema de Sousa e a de Maranhãozinho CE Maria das Chagas Bitencourt.

 

A deputada Detinha pediu também reformas estruturais nas escolas, em Maranhãozinho o trabalho já foi realizado e está sendo aguardado em Governador Nunes Freire.

SEMED: Formação para gestores escolares de Zé Doca destaca a importância da gestão escolar na qualidade de ensino.

Com vistas no plano de ações para 2020, na preparação da volta às aulas da rede pública municipal, aconteceu nesta quarta-feira (22), no auditório da Escola Municipal José Miranda Braz, a abertura da formação de gestores promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

 

Com o tema “ A importância da gestão escolar na qualidade de ensino”, a formação contará com a presença da Professora Especialista em Gestão Escolar Antônia Matias Lira ( UFMA), que falará sobre a importância dessa formação, sendo que a tendência é aprender muito mais para ser aplicado no ensino aprendizagem.

“É importante os gestores acreditarem no planejamento, se planejarem e se organizarem para inspirar e apoiar os professores no planejamento das aulas. Esse exercício de formar os gestores mostra o quanto a secretaria municipal de educação acredita na formação continuada dos gestores escolares. Eles precisam se fortalecer para nas escolas fortalecer os professores”, explicou o secretario de educação Francisco Lucas.

 

A formação terá duração de três dia de muito aprendizado e conhecimento, com a entrega de certificado após o encerramento.

 

A prefeita Josinha Cunha esteve participando do evento, ao lado de secretários municipais e gestores da rede municipal de ensino.

Deputados Josimar Maranhãozinho e Detinha participam mais uma vez de festejo em Carutapera

O tradicional festejo de São Sebastião em Carutapera é um dos eventos religiosos mais tradicionais do estado, com 73 anos de existência.

 

Todos os anos centenas de caravaneiros e promesseiros chegam a cidade para agradecer e renovar votos.

O casal de deputados Josimar Maranhãozinho (federal) e Detinha (estadual), mais uma vez prestigiou essa grande festa de fé e devoção.

 

Eles foram recepcionados pelo prefeito André Dourado, vereadores e lideranças locais. “É sempre bom voltar a esse município que nos acolhe com tanto carinho, esse momento de fé e tradição do povo maranhense deve ser incentivado e valorizado,” frisou Maranhãozinho.

O casal chegou no 3º dia de festa, que teve uma programação intensa, inclusive com o “Janeirão,” que tem por objetivo atrair turistas para o município com shows, passeios pelas praias, culinária entre outras atrações.

 

As autoridades participaram da procissão de São Sebastião, momento marcante da programação religiosa.

Josimar e Detinha ainda prestigiaram a festa de encerramento que teve shows de Saia Rodada e Super Pop.

Fernando PL recebe apoio da classe empresarial de Governador Nunes Freire

No último sábado o pré candidato a prefeito Fernando PL participou de uma confraternização organizada pelos Mecânicos do castanhãozinho, “Polo de Oficinas e Lojas de Peças de Governador Nunes Freire”. Fernando PL recebeu o apoio da classe de mecânicos e empresário que trabalham com a mecânica me geral.

 

“É muito gratificante receber o Apoio e carinho da classe de mecânicos e empresários, Foi uma tarde muito alegre em ritmo de carnaval, com os amigos do castanhalzinho, festejar, descontrair, vivenciar momentos bons faz parte da vida de pessoas de bem, sentir essa energia, ser recebido com tanta empolgação foi muito bom, saibam que a alegria de vocês foi também a minha”. Destacou, Fernando PL.

Estiveram participando da confraternização o vereador Joãozinho, vereador Maurílio, bèbé da frutaria, pachico, empresário Tomás, Aluísio, Célio Leal, Alex. Durante o evento vários amigos passavam e cumprimentava o Pré candidato a prefeito Fernando PL.

Operação apreende 200 mil cigarros na BR-010 em Carolina (MA)

Uma operação conjunta das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar apreenderam na tarde de domingo (19) 200 mil cigarros na BR-010 na cidade de Carolina, a 860 km de São Luís.

 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a apreensão aconteceu por volta das 15h10, no Km 40 da BR-010 em Carolina, quando os policiais deram ordem de parada ao um miniônibus na rodovia estadual.

 

De acordo com os policiais, durante a revista ao interior do automóvel, foram encontradas 20 caixas com 50 maços contendo 10 carteiras com 20 unidades, totalizando 200 mil unidades de cigarros.

 

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de facilitação de contrabando ou descaminho. O condutor, que não teve a sua identidade revelada, foi encaminhado juntamente com o veículo para a Delegacia Polícia Civil em Carolina, onde vai ficar à disposição da Justiça.

 

PRF

SEMED de Zé Doca realizará nesta quarta a primeira Formação de Gestores Escolares do ano de 2020

Com o foco na qualidade do ensino, a SEMED através da prefeitura Municipal de Zé Doca, realizará pelo 3 ano consecutivo formação específica para gestores escolares. A formação será realizada no auditório da Escola Municipal José Miranda Braz das 08 às 18h e terá como palestrante formadora a Professora Antônia Matias especialista em gestão escolar.

 

A temática da formação de gestores escolares 2020 está centrada no seguinte foco: ” A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA QUALIDADE DO ENSINO . Partindo desse pressuposto a SEMED espera contribuir cada vez mais com o fortalecimento e a qualidade do ensino ofertado.

 

O secretário de educação Francisco Lucas destacou a importância da preparação e alinhamento das escolas através da gestão escolar a cada início de ano letivo . Com esse objetivo o secretário frisou ainda, A IMPORTÂNCIA do acompanhamento através do monitoramento pedagógico que é crucial para assegurar uma gestão escolar eficaz voltada para melhoria dos resultados de desempenho da escola, tais como:

 

A gestão escolar em conjunto com todos os segmentos que atuam na escola trabalhem em harmonia e sintonia para que os padrões de desempenho de qualidade sejam atingidos.

 

Com análise dos indicadores dos últimos anos, identifiquem os avanços e os pontos em que é necessário maior concentração de esforços.

 

É fundamental que a gestão escolar promova e oriente junto com toda equipe pedagógica a aplicação sistemática de mecanismos de acompanhamento da aprendizagem de modo a identificar as áreas que exigem atenção.

 

A gestão escolar faça um comparativo e é uma reflexão dos indicadores de rendimento da escola com as referências no âmbito nacional (como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e a Prova Brasil), estadual e local e prever avanços.

 

Enfim que a gestão escolar promova na escola o compromisso de prestação de contas aos pais e à comunidade sobre os resultados de aprendizagem.

 

A Perspectivas para o ano letivo de 2020 é de avanços na qualidade do ensino. A Gestora Municipal Josinha Cunha tem investido incansavelmente estruturando e equipando as escolas Zona Urbana e Rural para proporcionar um processo ensino aprendizagem de excelência aos estudantes zedoquenses.