Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

Em Zé Doca, Prefeita Josinha reúne multidão na inauguração do comitê central de Detinha e Fabiana Vilar

A prefeita Josinha Cunha (PL), promoveu na manhã desta terça-feira (30) em Zé Doca, a inauguração do comitê central da deputada federal Detinha e deputada estadual Fabiana Vilar, candidatos apoiados por ela nessas eleições.

O ato contou com a presença de uma multidão e apoiadores em geral, além de lideres políticos, vereadores e secretários municipais.

 

Em seu discurso Josinha destacou os avanços no município de Zé Doca, graças ao apoio dos deputados Josimar e Detinha e que agora conta com a maioria do povo zedoquense nessas eleições para juntos elegerem Detinha como deputada federal e Fabiana Vilar estadual na assembleia legislativa do Maranhão.

Atuante, vereadora Raimunda acompanha obra de abertura da Rua 7 de Setembro no Bairro São Francisco em Zé Doca

Ciente da importância de acompanhar de perto as realizações do Poder Executivo, além de fiscalizar e buscar novas demandas com a população, a vereadora Raimunda do Bernardo Caixão (AVANTE), esteve no Bairro São Francisco, a fim de acompanhar a obra de abertura da Rua 7 de Setembro.

Segundo a vereadora, era visível a satisfação dos moradores em finalmente terem este pedido atendido e realizado com qualidade pela prefeitura.

“Esta obra era um anseio dos moradores do bairro, e aproveitamos a oportunidade para conversar com as pessoas sobre mais algumas demandas dessa localidade, já garantindo que todos os pedidos serão devidamente encaminhados às pastas competentes do Executivo Municipal”, enfatizou Raimunda.

Polícia Rodoviária intercepta carregamentos irregulares de madeira na BR-316

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, na noite de sábado (27), dois carregamentos irregulares de madeira na BR-316, no estado do Maranhão.

A primeira apreensão aconteceu por volta das 21h, na base da PRF situada na cidade de Bela Vista do Maranhão, a 241 km de São Luís. Uma equipe da Polícia Rodoviária, que estava fazendo fiscalização, abordou uma carreta que transportava madeira serrada nativa. O veículo tinha saído do estado do Pará com destino ao Ceará.

Segundo os policiais rodoviários, o motorista apresentou os documentos fiscais, mas ao averiguar a documentação, a equipe percebeu que o peso da carga era diferente do que foi declarado. O veículo estava com 55 toneladas de madeira serrada.

A carga foi apreendida e o motorista teve que assinar um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), que é um documento em que o motorista se compromete a comparecer a Justiça toda vez que for convocado.

Já a segunda apreensão aconteceu na cidade de Bom Jardim, a 275 km da capital, onde uma carreta carregada de madeira serrada também foi barrada por uma equipe de fiscalização.

A nota fiscal dizia que o veículo transportava 44 metros cúbicos de madeira nativa serrada e, segundo a Polícia Rodoviária Federal, todo o carregamento não tinha licença para ser transportado. O veículo e a carga foram apreendidos.

Após inspeção, TSE começa a lacrar sistema das urnas eletrônicas

Mais uma etapa das eleições 2022 é alcançada com a lacração dos sistemas das urnas eletrônicas. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou, nesta segunda-feira (29/8), esse novo passo, que terminará com a cerimônia de assinatura digital. Isso significa que o período de inspeção de entidades fiscalizadoras, como o Ministério da Defesa e a Polícia Federal, acabou.

Ao longo desta semana, uma equipe composta por 10 técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal fará a compilação dos programas, para garantir a integridade e o bom funcionamento do sistema que compõe a urna eletrônica.

Esta é uma das etapas finais do ciclo de verificação dos programas que serão usados no pleito. Segundo a Corte Eleitoral, trata-se da fase que garante ao eleitor que o voto registrado na urna será computado de forma totalmente segura.

Após o protocolo, acompanhado pelas entidades fiscalizadoras, a Justiça Eleitoral disponibiliza na internet a relação com os resumos digitais — código que identifica qualquer documento eletrônico — de todos os sistemas lacrados.

A partir desses dados, qualquer interessado é capaz de verificar se o sistema que está sendo executado na urna eletrônica, no dia da votação, é igual ao lacrado e armazenado no tribunal.

Quando confirmado que se trata do mesmo sistema, eventual suspeita de fraude pode ser investigada a partir da cópia do código-fonte armazenada em sala-cofre do TSE. O acesso ao código-fonte do sistema de votação foi aberto em outubro de 2021 para todas as entidades cadastradas para auditoria. As Forças Armadas e a Polícia Federal estão entre elas.

O código-fonte é formado por 17 milhões de linhas de comandos escritos em linguagem de programação, que compõem um software. A partir dele, o ministério pode testar a tecnologia, achar possíveis falhas e sugerir correções, por exemplo. A intenção é checar a confiabilidade do sistema eleitoral.

Josimar Maranhãozinho consolida apoio em várias regiões do estado

Em ritmo intenso de campanha, o candidato a reeleição a deputado federal Josimar Maranhãozinho, tem se consolidado em varias regiões do estado com importantes apoios de lideranças politicas e reunindo milhares de pessoas em seus encontros políticos.

Conhecido por uma atuação ativa na bancada federal em Brasília, em favor de melhorias para as cidades maranhenses e mais oportunidades para a população, o parlamentar garantiu que continuará fazendo o mesmo pelos municípios e pelo estado como um todo.

Josimar tem uma trajetória na defesa da população maranhense. Já provou que é um homem comprometido com o desenvolvimento do estado e segue firme com o apoio do povo do Maranhão para sua reeleição.

Em Araguanã, lançamento da candidatura de Fabiana Vilar para deputada estadual mobiliza a região do Turí

Um grande arrastão com a presença de milhares de pessoas, em apoio à candidatura de Fabiana Vilar a deputada estadual e Detinha a deputada federal movimentou o município de Araguanã, neste sábado (27). O ato, que culminou em um comício, foi organizado pelo prefeito Flavio Amorim, vereadores e outras lideranças locais.

“Noite memorável aqui no município de Araguanã. Sempre que passamos por aqui, somos recebidos dessa forma pela população, com muita alegria e energia positiva. Agradeço ao meu amigo o prefeito Flávio Amorim e ao grupo que o acompanha por essa grande festa, que fortalece, ainda mais, nossa caminhada rumo a Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirmou Fabiana.

A deputada estadual Detinha que busca uma vaga na Câmara Federal em Brasília, ressaltou em sua fala que isso é resultado do bom trabalho realizado por meio do seu mandato parlamentar no município, onde grandes obras foram realizadas com o apoio do prefeito Flavio Amorim. “Tenho orgulho de dizer que contribuí com o desenvolvimento da cidade. Agora, renovamos o nosso compromisso com os araguaneses para fazer muito mais, dessa vez como deputada federal”, destacou.

O grupo de Flavio também apoia a candidatura de Weverton Rocha para governador do Maranhão.

Professor de dança é preso por abusar sexualmente de crianças e adolescentes

 

Um professor de dança, de 33 anos, foi preso, nesta sexta-feira (26), na cidade de Bacabeira, suspeito de integrar um grupo criminoso voltado a exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo as investigações, o professor se beneficiava do acesso às escolas onde as vítimas estudavam e as escolhiam, geralmente crianças do sexo masculino.

O suspeito foi preso durante a operação “Arco Íris”, realizada pela Polícia Civil do Maranhão, na manhã desta sexta-feira (26), na cidade de Bacabeira, na Região Metropolitana de São Luís, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso voltado a exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho policial foi coordenado pela delegacia da cidade.

Segundo as investigações, alguns indivíduos produziam vídeos, onde mantinham relação sexual com menores de idade e depois armazenavam e divulgavam o material. Ainda de acordo com a polícia, as vítimas eram, a princípio, abordadas nas escolas.

Um dos investigados é um professor de dança, o qual, por meio dessa atividade, tinha acesso às escolas onde as vítimas estudavam e, desse modo, as vítimas, geralmente do sexo masculino, eram escolhidas.

De acordo com a polícia, em um aplicativo de mensagem, o professor conversava com as vítimas, se passando por mulher. Ele acabava persuadindo as crianças e adolescentes a mandarem fotos nuas. Depois, o homem exigia que as vítimas tivessem relação sexual com ele, caso contrário, ele ameaçava divulgar as imagens das vítimas nuas na internet.

O professor foi preso nesta sexta, durante um cumprimento de mandado de prisão e de busca e apreensão. Com ele, a polícia apreendeu celulares em que havia várias imagens íntimas de crianças e adolescentes, que moram no interior do Maranhão, como também em outros Estados.

O caso segue sendo investigado para identificar outros possíveis envolvidos no crime.

Fabiana Vilar convida a todos para o lançamento de sua campanha em Araguanã

“Amigos araguanenses, anote em sua agenda o nosso encontro neste sábado  (27), onde estaremos no município de Araguanã em um grande ato político no lançamento da minha campanha Fabiana Vilar a deputada estadual (PL), Detinha deputada federal (PL) e para governador Weverton Rocha.

A concentração será no Posto Araguanã, a partir das 18h, onde de lá sairemos em uma grande caminhada pelas ruas e avenidas da cidade com muita alegria e animação.

Traga a sua família, convide os amigos, vizinhos e venha participar dessa grande manifestação da democracia em Araguanã”, Fabiana Vilar.