Blog do Bryan Rafael - A notícias em primeira mão

No Maranhão, 15 adolescentes já foram apreendidos por ameaças a escolas

O governo do Maranhão realiza um trabalho integrado com todas as forças de segurança para garantir a paz nas escolas das redes pública e privada. A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) tem intensificado o trabalho de investigação em face da propagação de ameaças a instituições de ensino para prevenir episódios de violência no ambiente escolar e em seu entorno, o que já resultou em 15 apreensões no estado.  Nenhum ataque a escolas no Maranhão foi registrado.

Os adolescestes foram apreendidos na Grande Ilha e também nos municípios de Bequimão, Caxias, Governador Nunes Freire e Barra do Corda. Também houve apreensões nos estados de São Paulo e Goiás, em uma operação conjunta com as polícias dos respectivos estados. Por decisão judicial, cinco já foram internados em unidades de ressocialização. As medidas determinadas pelo Estatuto da Criança e Adolescente estão sendo aplicadas.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Mauricio Martins, afirma que desde a semana passada as forças de segurança estão empenhadas em solucionar todas as denúncias que chegam por meio dos canais oficiais ou nas delegacias dos bairros. Além disso, o serviço de inteligência da Polícia Civil concentra esforços no monitoramento das redes sociais.“O governador Carlos Brandão determinou dedicação total nesse caso. Estamos trabalhando de forma integrada com a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e, principalmente, com o Serviço de Inteligência, e assim, já identificamos e conduzimos para a delegacia 15 menores, dois moram fora do estado, um em São Paulo e outro em Goiás, sendo que eles foram descobertos pelo serviço de inteligência”, afirmou o secretário Maurício Martins.

O trabalho preventivo da Polícia Militar, por meio do Batalhão Escolar, segue intensificado com rondas e palestras nas salas de aula. O 1° BEPM, que integra o Comando de Segurança Comunitária (CSC), exerce Policiamento Comunitário Escolar, que consiste no atendimento à comunidade, pautado em ações preventivas, ostensivas e educacionais. O Batalhão Escolar desenvolve o papel de acompanhamento das escolas, combatendo a violência nesses ambientes; prevenção à entrada de jovens no mundo das drogas e da criminalidade; resolução de conflitos nas unidades de ensino; orientação aos pais com
participação em reuniões, dentre outras ações lúdicas e sociais. “É um trabalho que fazemos há cinco anos e que, agora, estamos reforçando, visitando mais escolas, sempre focados nos diálogos com os jovens”, contou o comandante geral da Polícia Militar, Emerson Bezerra.

O delegado de Polícia Civil, Jair Paiva, detalhou os canais de denúncia em caso de suspeitas de ataques a escolas. “Em caso de suspeitas e/ou ameaças de ataques nas escolas, o cidadão pode comunicar ao sistema de segurança da forma que for mais fácil para ele. A denúncia pode ser feita diretamente para a direção da escola, pelo Disk-Denúncia 181, pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) 190, fazer o registro na delegacia online, ou na delegacia do bairro, posto policial mais próximo, ou seja, o que for mais acessível para que possam ser tomadas as devidas providências. Quanto à prevenção nas
redes sociais dos filhos, recomendo que os pais chequem os perfis que mais acessam, se algum colega está ameaçando. Se constatar alguma coisa, siga o mesmo procedimento de denúncia”, concluiu.

Como denunciar

– Diretamente na direção da escola;
– Disk-Denúncia 181
– Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) 190
– Delegacia online;
– Delegacia do bairro ou posto policial mais próximo

Indicação do vereador Bill Moares é atendida para reforço na segurança das escolas em Zé Doca 

A segurança nas escolas tem se tornado uma preocupação cada vez mais presente em todo o mundo.

Para reforçar a proteção dos professores, funcionários e alunos, projetos de lei de proteção nas escolas têm sido discutidos em diversos países. No Brasil, a discussão vem ganhando destaque e algumas medidas específicas vêm sendo propostas.

O vereador zedoquense Billcilinton Sousa Mores, “Bill Moraes”, apresentou a indicação Nº 002/2023 que pede ao executivo municipal reforço da Guarda Municipal nas escolas e creches do município de Zé Doca. Indicação já atendida e os trabalhos da Guarda Municipal já começaram em escolas e creches da cidade.

O parlamentar justificou que, a violência que vem ocorrendo no âmbito escolar em várias cidades brasileiras gera insegurança e preocupação para a comunidade escolar e população em geral. O intuito é coibir quaisquer atos violentos nas escolas e creches do município de Zé Doca.

Em Zé Doca, vereadora Dra. Ana Freire apresenta indicação de instalação de detectores de metais nas escolas da sede e zona rural

Em indicação Nº 021/2022, a vereadora Dra. Ana Lúcia Alves de Oliveira Freire, “Ana Freire”, apresentou a indicação que, de imediato foi aprovada, pedindo a instalação de detectores de metais na entrada das escolas municipais de Zé Doca, na sede e zona rural.

A parlamentar justificou que; tal medida visa a garantia de segurança de todo corpo docente e discente de forma em geral, com a instalação de equipamentos que auxiliam na contenção da violência em ambientes públicos, que já é uma realidade em várias cidades.

“É muito preocupante a situação de violência que vem ocorrendo em creches e escolas de cidades brasileiras. Não podemos esperar que ocorra esse tipo de situação para tomar providências. Precisamos urgentemente preservar a integridade física dos nossos alunos e professores. Portanto, é imperioso encontrarmos formas que dote nossas unidades de ensino com medidas de segurança, principalmente para impedir a entrada de materiais bélicos, perfurantes, armas de fogo e brancas. Estamos conscientes do trabalho da secretaria de educação nessas medidas, Zé Doca hoje, tem total segurança em relação as nossas escolas e creches, graças ao compromisso da nossa prefeita Josinha e o empenho da secretaria da pasta Sônia Maria.”

Policia Civil prende suspeito por estupro de vulnerável em Governador Nunes Freire

No último dia 3 de março, a Polícia Civil do Maranhão, deu cumprimento ao mandado de prisão temporária contra um homem apontado como suspeito pela prática de estupro de vulnerável, tendo como vítima uma maior de idade, portadora de deficiência intelectual, crime ocorrido no município de Centro do Guilherme. A prisão foi executada pela equipe de policiais civis da delegacia do município.

Segundo informações da 8ª Delegacia Regional de Zé Doca, a notícia do fato chegou à autoridade policial por meio de diversas denúncias anônimas, com relatos de que a vítima estaria grávida do autor. Após as investigações, foi confirmado a gravidez da vítima.

O autor do crime foi preso e encaminhado para a delegacia para ser submetido aos procedimentos legais e ,em seguida, recambiado para Unidade Prisional, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Filho mata o pai com facada no pescoço durante discursão em Santa Luzia do Paruá

Um homem identificado como Antônio Flavio Jansen Costa, de 42 anos, foi morto pelo próprio filho em Paruá, povoado localizado em Santa Luzia do Paruá. O crime ocorreu nesse sábado (8) por volta das 22h.

Segundo informações da Polícia Militar, a guarnição recebeu uma denúncia sobre um homicídio ocorrido na residência da avó do suspeito. Chegando ao local, os policiais encontraram Antônio já sem vida no chão da casa.

De acordo com familiares da vítima, o filho estava bebendo na porta da casa da avó quando o pai foi buscá-lo e levá-lo para casa. Em seguida, ocorreu uma discussão, sendo que o filho pegou uma faca e atingiu o pai no pescoço. Ele não resistiu e morreu no local.

Após cometer o crime, o filho fugiu do local, mas foi encontrado pela guarnição da PM caído nas proximidades da ponte do Rio Paruá. Ele estava com cortes nos pulsos e em estado inconsciente. A mãe estava no local tentando acordar o filho. Ela o questionava dizendo: “Gabriel, meu filho! Por que você fez isso com seu pai? Você matou seu pai!”. Ele foi encaminhado a um hospital.

Após a remoção do corpo da vítima, a guarnição seguiu para o hospital para manter a integridade física do assassino, pois, segundo familiares, os próprios irmãos e parentes da vítima queriam matar o assassino para vingar a morte de Antônio Costa.

Após receber alta médica, os policiais deram voz de prisão ao acusado do homicídio, que foi levado para o plantão da delegacia de Zé Doca. Ele foi autuado em flagrante.

Com informações de Nova Olinda Agora

Polícia Civil apreende jovem de 17 anos que ameaçou massacre na escola Manoel Beckman na cidade de Bequimão

A Polícia Civil do Maranhão, apreendeu na tarde desta terça-feira (11/04) o adolescente A.G.C de 17 anos, que segundo investigações da polícia, seria o responsável pela página no Instagram, que espalhou pânico na cidade de Bequimão, localizada no Litoral Ocidental Maranhense, ameaçando invasão e massacre na escola Manoel Beckman.

Segundo o anúncio feito na rede social, o menor teria anunciado o massacre na escola para dia 15 de abril, mas de acordo com o calendário, 15 de abril será sábado, dia em que a escola sequer tem expediente. O rapaz talvez nem seja estudante, já que não mostra muita intimidade com a escrita e muito menos com o calendário.

Após todo trabalho da Polícia Civil, o autor do terrorismo digital de um possível massacre na escola Manoel Beckman foi identificado e apreendido na comunidade quilombola de Santa Rita, a 13 KM da cidade Bequimão. O adolescente foi autuado em flagrante e encaminha a delegacia, onde foi apresentado ao delegado de plantão.

O adolescente é do povoado Quindiua, e diante dos policiais não teria negado as acusações. Segundo relato, A.G.C teria dito que seu objetivo seria matar o maior número de alunos e a diretora da escola.

G7MA

Em Zé Doca, implantação de cerca elétrica e vídeo monitoramento já era uma realidade e agora ganha mais reforço

A prefeitura de Zé Doca, por meio da secretaria de educação tem se empenhado em garantir a segurança e o bem-estar dos alunos, adotando medidas preventivas para evitar qualquer tipo de violência ou ameaça dentro das escolas.

Desde o ano passado, a Secretaria vem trabalhando em um planejamento de segurança para todas as unidades de ensino da rede pública, incluindo a instalação de cercas elétricas e serviços de vídeo monitoramento.

A Secretaria também tem uma parceria com a guarda municipal por meio da Ronda Escolar com cronograma de atendimentos as escolas e com a polícia militar através do PROERD, um programa de combate às drogas e à violência.

A ainda esse mês de abril, vigias, porteiros e motoristas passarão por formação específica na área de segurança para que possam lidar com qualquer situação de forma adequada.

Essas ações demonstram o compromisso da atual administração com a segurança e o bem-estar dos estudantes, mostrando que a Secretaria de Educação de Zé Doca está empenhada em garantir um ambiente seguro e confortável para a aprendizagem.

Após ameaças de ataque a escolas, Prefeitura de Ribamar suspende aulas

A Prefeitura de São José de Ribamar decidiu suspender as aulas por dois dias após ameaças de um ataque que seria feito em, pelo menos, seis escolas municipais.

O comunicado foi publicado nas redes sociais nesta segunda-feira (10).

Segundo informações, a ameaça foi feita por um perfil fake criado por estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior.

O ataque ocorreria no dia 20 de abril nas escolas municipais de São José de Ribamar, João Paulo II, Leonel Brizola, Raimundo Rocha Leal Jr., Floriano, Eugênio Barros e Miritiua.

Ao tomar conhecimento do fato, a Prefeitura decidiu pela suspensão das aulas com o intuito de prevenir a ação criminosa.

Na nota emitida, o Executivo garantiu que a Guarda Municipal e a Polícia Militar já foram acionadas e estão realizando ronda ostensivas nos locais citados.

“A Prefeitura de São José de Ribamar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informa que suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino no dias 10 e 11 de abril.

O motivo da suspensão das aulas foi uma forma preventiva, devido uma suposta ameaça de ataque em algumas escolas do município, por meio das redes sociais.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas e estão realizando rondas ostensivas nos locais citados na suposta ameaça, no intuito de garantir a integridade dos alunos.

A Polícia Civil trabalha na ocorrência, com o objetivo de identificar de onde partiram as supostas ameaças.”

IMAGENS FORTES: Por ciúmes, homem de 80 anos mata esposa, de 78, a pauladas e golpes de faca em Alto Alegre do Maranhão

O município de Alto Alegre do Maranhão foi abalado na noite dessa sexta-feira, (07), com um feminicídio praticado por um homem de 80 anos contra a própria esposa, de 78 anos.

Levado pelo ciúme, José Batista, conhecido como ‘Zuca’, assassinou a esposa Raimunda Ferreira da Silva com uma paulada na cabeça e um golpe de faca no pescoço. O acusado se entregou à Polícia e foi autuado em flagrante.

O feminicídio aconteceu por volta das 22h, na residência do casal, na Avenida Rodoviária, nº 181, no Centro de Alto Alegre do Maranhão, depois de uma discussão entre Raimunda Silva e o marido ‘Zeca’, que se encontrava totalmente tomado pelo ciúme.

O próprio José Batista acionou a polícia militar, informando que havia cometido o crime, sendo preso momentos depois e autuado em flagrante.

Com informações de O Imparcial