A operação conjunta do IBAMA, polícia federal e exército esteve no município de Centro do Guilherme, na região do Alto Turí com o objetivo de frear a ação de garimpeiros ilegais que vem destruindo o rio Maracaçumé.
Denominada “Brasil Verde” a ação destruiu garimpos, maquinários, veículos, fez apreensões e queimou alojamentos na Quadra 35, povoado Cedral e Quadra Araguaína.
No mês passado, a deputada estadual Detinha Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, fez um apelo em defesa do rio Maracaçumé, que percorre uma extensão de 150km do estado.
A parlamentar citou a lei 10374/2015, de autoria do Deputado Josimar Maranhãozinho, que institui as diretrizes para o Programa de Identificação, Catalogação, Recuperação e Preservação das Nascentes de Água dos Rios, Riachos, Ribeirão e Córregos no Maranhão.
A parlamentar mostrou profunda preocupação com o que acontece no rio, principalmente na abrangência de Centro do Guilherme, onde foi verificado um desmatamento desenfreado que está acabando com suas nascentes.