No inicio da tarde deste domingo (4), a ponte Metálica sobre o rio Mearim desabou na cidade de Bacabal. Vídeos gravados moradores (veja acima) mostram a apreensão das pessoas segundos depois da queda da ponte.
Autoridades locais confirmaram que haviam muitos jovens em cima da ponte no momento do desabamento, e que precisaram nadar para não afundar no rio.
Até a noite desde domingo (4), não houve registro de desaparecidos, mas alguns sobreviventes tiveram ferimentos leves. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram contabilizadas 4 vítimas com escoriações, que foram encaminhadas para atendimento médico no hospital de Bacabal.
A ponte era somente para pedestres, ligando o bairro Trizidela ao Centro de Bacabal. Há meses, moradores já reclamavam da estrutura da ponte, construída com metal e madeira.
O PL, que tem a frente o deputado Federal Josimar Maranhãozinho, realizou uma grande ação solidária em várias regiões do Maranhão com distribuição de pescados e cestas básicas.
O programa
Nasceu da iniciativa do grupo PL, que tem fortes lideranças em todas as regiões do estado, seja prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, líderes comunitários, deputados entre outros. O objetivo é levar alimento para famílias em situação de insegurança alimentar devido a pandemia e manter viva a tradição do peixe da Semana Santa. Todas as entregas seguiram os protocolos de saúde da OMS.
Números e ações
Diversos municípios foram contemplados com o programa. Em Caxias, foram 5 toneladas de peixe, em São Luís, 5 toneladas, em Santa Inês, 2 toneladas, em Bacabal, 1 tonelada, em Timon, 1 tonelada, em Governador Nunes Freire, 1 tonelada, em Santa Helena, 2 toneladas, em Turiaçu, 1 tonelada, em Vargem Grande, 2 toneladas, em Maranhãozinho foram 3 mil quilos de peixe e 800 cestas básicas, em Centro do Guilherme, foram 1.600 quilos de peixe e 800 cestas básicas e em Zé Doca, foram 10 mil quilos de peixe e 5 mil cestas básicas.
Números que impressionam, de um grupo político compromissado com a qualidade de vida dos maranhenses.
A Polícia Civil, através da Delegacia de Turiaçu, 5⁰ Delegacia Regional de Pinheiro, deu cumprimento a um mandado de prisão contra o nacional B.R.F. por estupro de vulnerável.
O mesmo estava convivendo maritalmente com uma menor de 13 anos de idade, na praia de Igarapé Grande, em Turiaçu.
Por ser uma região de difícil acesso, os policiais civis se utilizaram de uma lancha para conseguir cumprir o referido mandado de prisão.
O Maranhão registrou nesta sexta-feira (2) 620 casos de Covid-19 e 41 novos óbitos, o que é o segundo maior número de mortes pela doença já registrado em 24h durante toda a pandemia no estado. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Agora, o estado acumula 6149 óbitos e 244.340 casos de Covid-19. Dos novos casos registrados, 145 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 27 em Imperatriz e 448 nos demais municípios do estado.
Os casos ativos, ou seja, pessoas que estão atualmente em tratamento contra a Covid-19, chegaram a 16.008. Desses, 14.459 foram orientados a estar em isolamento domiciliar, 961 estão internados em enfermarias e 588 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Nesta terça-feira (30), a Polícia Civil do Maranhão através da 5° Delegacia Regional de Pinheiro, por intermédio da Delegacia Especial da Mulher, deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva contra um homem de 46 anos, expedido pela 3° Vara de Pinheiro, pela suposta prática de crime de estupro.
Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido cometido contra a vítima menor de idade, sendo ela a filha do investigado. Ainda de acordo com polícia, a vítima informou que vinha sendo abusada desde os 14 anos de idade, inclusive resultando em uma gravidez, havendo fortes indícios que o autor seja o pai da criança.
Cabe destacar que a Delegacia da Mulher de Pinheiro investiga outros casos de estupro praticados pelo autor contra outras filhas, também menores de idade. Após os procedimentos de praxe o capturado será levado a Unidade Penitenciária de Pinheiro onde permanecerá à disposição da justiça.
Durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal de Zé Doca, realizada via conferência, a vereadora Dra. Ana Freire (PL), participou da aprovação de dois requerimentos relevantes ao município e parabenizou a prefeita Josinha Cunha, pela gestão em prol do desenvolvimento “Parabenizo a prefeita Josinha, pela gestão que está fazendo e pelos trabalhos que vem desenvolvendo em nosso município”, destacou a parlamentar.
Foram aprovados
INDICAÇÃO N° 018/2021
Reforma e ampliação da praça Reinerio Costa Rêgo, situada na Rua Santa Tereza em Zé Doca.
JUSTIFICATIVA: A referida praça precisa ser revitalizada por ser de grande importância para a comunidade. Levando em consideração que a mesma fica em frente à igreja Matriz Santa Teresa a qual deve se considerar a sua relevância histórica em Zé Doca.
INDICAÇÃO N° 023/2021
Sobre a pavimentação asfáltica para as ruas Odilon José Alves, rua Joscicleia Cunha e rua Cunha Rodrigues no Bairro Angelim
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista o anseio dos moradores que desejam melhoras na infraestrutura, uma vez que a pavimentação asfáltica proporciona a todos uma melhor trafegabilidade.
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (30), na baixada maranhense, a Operação Apachetas, a qual tem por escopo combater os crimes de Tráfico Internacional de Substâncias Entorpecentes, Associação para o Tráfico, Lavagem de Capitais, e o Comércio ilegal de armas de fogo (e munições) naquela região. Os entorpecentes comercializados eram provenientes de países produtores de Cocaína (Peru e Colômbia) com os quais o Brasil faz fronteira.
A investigação conduzida pela Polícia Federal no Maranhão teve ínicio em 2017, e após a realização de inúmeras diligências, foi possível identificar e qualificar dezenas de envolvidos que em comunhão de desígnios constituíram, no mínimo, 3 associações criminosas com atuação nos estados do Amazonas, Rondônia, Pará e Maranhão.
Ademais, com a investigação policial foi possível acompanhar a apreensão de aproximadamente 600kg de Cocaína, bem como efetuar o desmantelamento de um laboratório próprio para manipulação de drogas (com balança de precisão, material de embalagem, prensa hidráulica e diversos produtos químicos para mistura/refino).
Neste contexto, a Polícia Federal representou judicialmente por 26 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão, sendo tais pedidos deferidos pela 2º Vara Criminal Federal da Seção Judiciária do Estado do Maranhão.
Além das prisões e buscas, a operação teve como objetivo a descapitalização das organizações criminosas com o sequestro de bens e valores. Os envolvidos, caso condenados, podem ser apenados com até 47 anos de reclusão.
Os cumprimentos de tais ordens judiciais ocorreram nas cidades de Manaus – AM, Castanhal – PA, Vilhena – RO, bem como em Pinheiro – MA e contou com participação de 160 servidores da Polícia Federal e 4 investigadores da Policia Civil do Maranhão – PCMA, os quais auxiliaram as buscas com a utilização de dois cães farejadores.
A operação foi denominada Apachetas, que historicamente consiste em um amontoado de pedras que o viajante (indígena) colhe na beira da estrada e deposita, umas em cima das outras, durante caminhada pelas trilhas da cordilheira dos Andes (Peru). O viajante esconde (para utilizar posteriormente) junto a “apacheta” a massa de folhas de coca (matéria prima com o que se produz a Cocaína).
Enquanto muitas prefeituras param a vacinação durante feriados e finais de semana, a prefeitura de Zé Doca, por meio da secretaria de saúde, se destaca pelo compromisso e ações na guerra contra o novo Corona Vírus.
Nesse final de semana a vacinação segue firme nos postos de saúde, contemplando idosos na faixa etária de 70 a 75 anos, acima desse público todos já foram vacinados.
“É uma determinação da prefeita Josinha que a vacinação NÃO PARE, estamos trabalhando em plantões para dar celeridade a vacinação, com esse empenho de todos vamos vencer essa guerra,” disse a secretária de saúde Isaura Macedo.
Com essa ação, o município de Zé Doca ganha em todos os sentidos, pois pessoas estão sendo imunizadas, consequentemente diminui a transmissão e novas vacinas vão chegar.
A prefeita Josinha ressalta que; medidas como uso de máscara e distanciamento continuam sendo necessárias para evitar contágio e transmissão da doença mesmo após a vacina. Receber a vacina contra a Covid-19 é um alívio, um alento e uma alegria ímpar.
Ela é a oportunidade real de minimizar as formas graves da doença, principalmente entre os grupos mais vulneráveis, além de reduzir o número de mortes.
A prefeitura entende que, os motoristas dos veículos de apoio da limpeza, coleta e roço, precisam de uma identificação.
Pensando nisso, por meio da Secretaria de administração do município, disponibilizou fardamentos para esses profissionais, assim como acontece com os agentes de limpeza (garis).
“São profissionais que exercem um papel fundamental na vida de todos e em tempos de pandemia a limpeza pública, deve ser uma constância e assim trabalhamos, cuidando de todos de igual modo.” Frisou a prefeita Josinha Cunha.
As ações de combate ao novo Coronavírus segue firme no município de Zé Doca.
A prefeitura, por meio da secretaria de saúde e em parcerias com a equipe de endemias e a secretaria de transportes montou uma força tarefa para desinfecções de ruas na sede e povoados ao longo de todo o mês de março.
Agentes equipados com máscaras de proteção efetuam a limpeza das calçadas pulverizando uma solução à base de água sanitária.
Na zona rural, a ação aconteceu nos povoados de Igarapé Grande, Quadro, Conquista, Quinto Braço e Ebenézia.
A equipe segue com desinfecções em UBs, prédios públicos e dependências com a atendimento ao público que solicitarem o serviço, tanto na sede como na zona rural.