
O Estado do Maranhão está prestes a implementar uma nova política que visa instituir as diretrizes para o Programa de incentivo á utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar, através da Lei 12.522/2025, de autoria da Deputada Fabiana Vilar.
A proposta do projeto tem o condão de chamar a atenção do Poder Público para a importância da criação de um Programa que possa ter a utilização de técnicas baseadas na música a ser empregadas no tratamento terapêutico de reabilitação ou prevenção da saúde e do bem-estar das pessoas.
Instrumentos musicais produzem sons, ritmos e canções. Estas são algumas das ferramentas da musicoterapia, técnica que pode ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e mentais e aliviar alguns de seus sintomas, como dor e ansiedade.
Cada vez mais estudos apontam os benefícios da musicoterapia para quem tem depressão, câncer, mal de Parkinson, entre várias outras doenças.
A musicoterapia pode melhorar o humor e a qualidade de vida dos pacientes e,
consequentemente, o processo de reabilitação. Esse tipo de terapia pode ajudar no enfrentamento do câncer, por exemplo, ao contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga.







