Na noite do último domingo, 22, a guarnição da 4ª Cia, composta pelo CB PM Leão Neto e SD PM Edmax, estava em ronda de rotina quando recebeu um chamado urgente do Sr. Nininho, Vereador do Município de Cedral. O vereador relatou que seu sobrinho de apenas 10 meses, Vagner Sá Ferreira Júnior, estava engasgado e necessitava de assistência imediata.
Imediatamente, a guarnição deslocou-se para o endereço informado, onde encontrou o bebê em situação crítica: ele estava engasgado e apresentava respiração lenta. Com rapidez e eficiência, a equipe aplicou a técnica de Heimlich, um procedimento apropriado para casos de desengasgamento.
Graças à ação rápida dos policiais, o bebê começou a vomitar, liberando as vias aéreas e conseguindo respirar novamente. O sucesso da manobra salvou a vida de Vagner.
A pronta resposta da guarnição e a correta aplicação da técnica foram fundamentais para o desfecho positivo da ocorrência. Este incidente ressalta a importância da capacitação contínua dos policiais em primeiros socorros e manobras de emergência, bem como o papel fundamental da comunidade em buscar ajuda em situações críticas.
Bebê resgatado e recuperado com sucesso. A guarnição permanece à disposição da comunidade para situações futuras.
Uma mulher foi presa após agredir o próprio filho autista, de 5 anos de idade, na cidade de Balsas. A prisão aconteceu nessa quarta-feira (25), após a mãe enviar para o pai do menino um vídeo dela mesma agredindo a criança.
Nas imagens, gravadas nessa terça-feira (24), Daniele Aparecida Lira de Vasconcelos, aparece empurrando e xingando o filho. A mulher chega a dizer que, enquanto o pai trabalha, ela tem um “doido para cuidar”.
Após receber o vídeo de Daniele, o pai do menino procurou a delegacia para denunciar as agressões.
“Independente de ser autista, é uma criança. E, pelo fato de ser autista, a mãe deveria ter um zelo maior pela integridade física e psicológica da criança. E é grave isso (as agressões), gravíssimo”, destacou o delegado Assis Ramos, da 11º Delegacia Regional de Balsas, que investiga o caso.
A mulher foi ouvida e confessou o crime, alegando que está sobrecarregada e que o pai da criança não está ajudando como deveria. Ela disse, ainda, que no momento em que gravou o vídeo estava muito nervosa e muito estressada e negou que tenha agredido o filho anteriormente.
Daniele relatou, também, que gravou o vídeo para sensibilizar o pai do menino em relação a sobrecarga dela nos cuidados com a criança. Mas, para o delegado Assis Ramos, o relato não diminui a gravidade das agressões praticadas pela mãe.
“Ela confessou que realmente fez aquele vídeo e que realmente empurrava a criança, que xingava para sensibilizar o pai, fato que não justifica, não tem nada a ver se ele tem algum problema com ela ou vice-versa. Se tem problemas conjugais, tem que resolver entre eles dois, a criança não pode ficar no meio desse fogo cruzado. A legislação protege a criança. E é crime gravíssimo, que só quando ela chegou aqui na delegacia, ela percebeu a gravidade da conduta que ela cometeu”, explicou o delegado.
Daniele Aparecida deve responder pelo crime de maus-tratos.
“O vídeo é muito claro, os empurrões, os xingamentos, isso atinge diretamente o Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem uma lei específica, também, que protege pessoas que tem autismo. E, além do Código Penal, que tem a questão dos maus-tratos. Então a gente autuou ela em flagrante e vamos encaminhá-la para o presídio”, destacou o delegado Assis Ramos.
A Polícia Civil segue acompanhando o caso, e a Justiça deve avaliar a guarda da criança, que está sob os cuidados de familiares paternos, desde que o vídeo veio à tona.
A polícia também solicitou que fosse feito o exame de corpo de delito na criança, pois ela apresentava uma lesão na perna. Segundo a mãe, o ferimento não tem relação com as agressões registradas em vídeo. O menino teria se ferido após subir no fogão e o fogo queimar o calção dele.
“É um histórico de negligência com a criança, que agrava mais ainda a situação dela. Ao que me parece, no início das investigações, é que existe um quadro de negligência, além do vídeo, que é muito forte”, analisou o delegado.
A Polícia Civil também vai solicitar acompanhamento psicológico para os envolvidos no caso.
“Uma criança de cinco anos dá muito trabalho, é inerente da condição de criança, da fragilidade da criança. E sendo autista, o zelo é especial. Então, isso sobrecarrega qualquer mãe e é necessário ter muita tranquilidade psicológica, ainda mais quando tem um pai que não é presente, tem problemas conjugais. Se a mãe não tiver essa serenidade, pode acontecer esses momentos de fúria de raiva, mas a criança não tem nada a ver com isso, o detalhe é esse”, pontuou o delegado Assis Ramos.
Um bebê recém-nascido foi encontrado abandonado, na madrugada desta terça-feira (24), no povoado Azeitão, na zona rural de São Bento.
Segundo a Polícia Civil do Maranhão (PCMA), a criança foi socorrida por moradores e encaminhada ao Hospital Municipal de São Bento para receber cuidados médicos.
A Delegacia Regional de São Bento investiga o caso e já identificou a suposta mãe do bebê. Diligências estão em andamento para localizá-la.
Este é o segundo caso de abandono de crianças registrado na Baixada Maranhense em menos de uma semana. Na última sexta-feira (20), em Santa Helena, a polícia foi acionada após denúncia de que uma criança com aproximadamente um mês de vida, havia sido deixada em um pé de árvore, no bairro Boa Esperança.
No local, uma testemunha já havia resgatado a criança. O Conselho Tutelar foi acionado e acompanhou o atendimento.
O São João de Zé Doca segue movimentando a cultura e impulsionando a economia da cidade. Neste final de semana, o evento mais uma vez reuniu milhares de pessoas, que prestigiaram tanto as manifestações culturais quanto os shows musicais.
Na abertura oficial do arraial, uma das atrações mais aguardadas foi o cantora Klessinha, que animou a plateia com muita seresta falando de amor. A noite também contou com apresentações de artistas da região, reforçando o compromisso do evento com a valorização da cultura local.
A praça de alimentação mais uma vez tem sido destaque nesta festa junina, reunindo diversas barracas com um cardápio variado de comidas típicas que tem agradado o paladar do povo zedoquense e dos visitantes da região.
A musica ao vivo, com um forrozinho pé de serra na praça de alimentação, tem agradado ao publico que se alimenta bem, gerando assim mais renda e impulsionando a economia do munícipio.
Durante a semana uma novidade neste arraial surpreendeu a todos, que foi a noite do reggae com o cantor Sloy Foxx e a Radiola Freendom FM, que animou a massa regueira e foi um sucesso de publico.
O São João de Zé Doca também se consolida como referência em segurança e organização. Profissionais especializados atuam todas as noites para garantir uma festa tranquila e segura para a população.
O arraial 2025, sob a gestão da prefeita Flavinha Cunha, reforça o compromisso da administração municipal com a cultura e o bem-estar da população, consolidando o evento como um dos maiores e mais organizados da região.
A Polícia Federal (PF) deflagrou a quarta fase da Operação Carcará que combate o plantio ilegal de maconha em áreas remotas no Maranhão. Entre os dias 16 a 24 de junho, foram localizados e destruídos 65.311 pés de maconha.
A operação aconteceu em regiões rurais das cidades de Maracaçumé e Buriticupu. De acordo com a Polícia Federal, os pés de maconha foram encontrados distribuídos em 14 pontos de plantação. Após a localização, a maconha foi destruída pelos agentes.
A ação contou com a participação de 60 policiais e teve o auxílio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão, por meio do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA).
A Operação Carcará tem como objetivo desarticular áreas de cultivo e fornecimento de entorpecentes que abastecem o tráfico local e regional, reduzindo os impactos sociais e criminais gerados por essas práticas ilícitas.
Um homem identificado como Raimundo Vieira Lopes está sendo investigado sob suspeita de ter simulado o próprio sequestro para extorquir dinheiro da família e pagar dívidas com um jogo eletrônico conhecido como “Tigrinho”, em Balsas.
De acordo com a polícia, Raimundo confessou durante o interrogatório que forjou o sequestro para obter cerca de R$ 5 mil, valor que foi totalmente gasto em apostas no jogo do Tigre virtual, famoso na região. O jogo é conhecido por prometer sorte fácil, atraindo jogadores pela tela luminosa e pelos símbolos do tigre.
Os policiais deslocaram-se até o local onde Raimundo estava e realizaram uma incursão dentro do ambiente. O homem foi encontrado com a chave do carro e o celular em mãos, o que gerou estranheza aos agentes, já que uma pessoa sequestrada normalmente não teria acesso a esses itens nem poderia trancar a porta por dentro.
“Deslocamos ao local, fizemos a incursão no ambiente e encontramos o rapaz com a chave do carro e o celular, o que por si só nos causou muita estranheza. Como alguém sequestrado estaria com a chave do carro e a porta fechada por dentro? Então, conduzimos ele até a delegacia”, disse o delegado Wlisses Alves.
Raimundo foi conduzido à delegacia, onde o caso foi registrado como estelionato e falsa comunicação de crime. Ele responderá em liberdade. Segundo a polícia, ele usou de artifícios fraudulentos para ludibriar os familiares e obter o dinheiro. Porém, para que haja prisão em flagrante pelo crime de estelionato, que tem pena prevista de quatro a oito anos de reclusão é necessária a representação da vítima.
A investigação segue em andamento para esclarecer todos os detalhes e responsabilizar o suspeito conforme a lei.
É com profunda dor e imensa tristeza que comunicamos o falecimento de Renato, carinhosamente conhecido como Renatinho, aos 42 anos.
Renatinho foi ex-vereador do município de Carutapera, um homem querido, de coração generoso, sempre disposto a ajudar, que conquistou o carinho e o respeito de todos por onde passou.
Sua partida deixa uma imensa saudade em familiares, amigos e em toda a população que tanto o admirava. Agradecemos por todas as mensagens de apoio, carinho e solidariedade neste momento de dor.
Que Deus conforte nossos corações e receba nosso querido Renatinho em seus braços. Sua memória e seu legado permanecerão eternamente vivos entre nós.
O Armazém Paraíba de Zé Doca realizou neste domingo (22) uma grande carreata para divulgar o lançamento da campanha do aniversário da empresa.
Como já é tradição na cidade, a carreata percorreu várias ruas de Zé Doca logo nas primeiras horas da manhã e levou alegria por onde passou.
A diversão da criançada ficou garantida com a distribuição das famosas bolas amarelas do Armazém Paraíba, que fazem sucesso entre a garotada e já virou uma marca registrada da loja.
Durante todo o mês a loja prepara grandes promoções em todos os setores para comemorar o aniversario com você cliente. Então não perca, que começa nesta segunda feira (23) as comemorações do Aniversario Paraíba com ofertas incríveis.
A campanha de aniversário do Armazém Paraíba começa nesta segunda-feira (23), com promoções em todos os setores. A ação inclui ofertas em moda, calçados, confecções, móveis e eletrodomésticos.
Durante o período da campanha, os clientes contarão com parcelamento sem juros e condições facilitadas de pagamento.
A partir desta segunda, visite a loja do Paraíba em Oeiras e aproveite as ofertas de aniversário.
O clima de alegria, música e tradição tomou conta da praça do viva na noite nesta quinta-feira (18) , durante a animada Festa Junina do arraial “São João na Praça”, promovida pela Prefeitura Municipal de Zé Doca.
Vestidos a caráter, com trajes típicos caipiras, a quadrilha dos idosos “Já fui bom nisso” participaram de uma noite repleta de diversão, com danças, comidas típicas e muita animação. A festa contou ainda com diversas outras atrações e um ambiente todo decorado para celebrar o mês junino com cores, bandeirinhas e muito forró.
A tradicional quadrilha do idosos de Zé Doca, têm como objetivo promover o bem-estar, a convivência comunitária e a valorização da cultura popular entre os idosos do município.